Associação In Loco promove formação sobre Bio-Hortas nas Varandas

A Associação In Loco organiza no próximo sábado, dia 28 de janeiro, mais uma ação de formação sobre Bio-Hortas nas […]

A Associação In Loco organiza no próximo sábado, dia 28 de janeiro, mais uma ação de formação sobre Bio-Hortas nas Varandas, que terá lugar em São Brás de Alportel, entre as 9h30 e as 17h30.

Esta ação dirige-se sobretudo às populações urbanas que querem aprender na prática como semear, plantar e cuidar de plantas hortícolas em pequenos espaços, de forma a transformarem as suas varandas em canteiros de legumes e verduras saudáveis.

O curso está estruturado de acordo com os seguintes temas: planear uma horta na varanda (espaço, exposição solar e recipientes); tipos de solos e sua qualidade; sementeiras e plantações; rega e conservação da água; controle de pragas e doenças; planear as épocas do ano; colher as sementes.

Esta ação é desenvolvida no âmbito da “Iniciativa aHorta – à mão de semear” (www.ahorta.ning.com), que pretende apoiar o desenvolvimento da agricultura biológica nas cidades, em varandas, quintas ou hortas comunitárias.

Segundo a In Loco, pretende-se desta forma valorizar este tipo de agricultura, fomentar práticas de consumo mais sustentáveis, promover uma maior autonomia alimentar das famílias e ampliar a biodiversidade nas cidades. Esta iniciativa conta com o apoio da Fundação EDP.

Outras ações deste tipo serão desenvolvidas em breve noutros concelhos, como Faro, Loulé, Albufeira e Silves.

Comentários

pub