Albufeira: Época balnear decorre de 19 de maio a 21 de outubro

A época balnear em Albufeira, em 2012, vai decorrer entre 19 de maio e 21 de outubro. Esta foi a […]

A época balnear em Albufeira, em 2012, vai decorrer entre 19 de maio e 21 de outubro. Esta foi a principal decisão saída da reunião que, no dia 9, juntou a Câmara de Albufeira, a Capitania do Porto de Portimão e a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, com os diversos concessionários que representam as praias do concelho.

Segundo a autarquia, o encontro permitiu definir alguns pontos de partida para a estratégia de valorização do concelho na chamada época balnear, de onde resultou a decisão de manter a extensão desse período.

Desde 2009, que a Câmara de Albufeira prolongou a duração da sua época balnear, por considerar insuficiente para o concelho o período estipulado para a maioria dos municípios nacionais, que vai de 1 de junho a 30 de setembro.

“A nossa região é diferente do resto do país, por isso temos tido a preocupação e abertura para criar períodos balneares mais alargados, conforme as necessidades dos concessionário, garantindo questões como a segurança e a vigilância”, referiu o presidente da Câmara.

Desidério Silva assegurou ainda que, ao contrário do que está a suceder em alguns municípios do Algarve, a Câmara de Albufeira continuará a assumir os encargos associados à época extra-balnear: “estamos disponíveis para pagar as despesas relacionadas com as análises das águas durante o período extra da duração da nossa época balnear, desde que sejamos avisados atempadamente”.

Neste encontro, os mais de cinquenta concessionários expressaram as necessidades das diversas praias do concelho e apresentaram sugestões para a valorização da zona costeira de Albufeira.

Qualidade Balnear nas praias de Albufeira
O concelho de Albufeira dispõe de uma costa de 30 quilómetros distribuídos por 25 praias de areia fina e água cristalina.

Aqui podem encontrar-se algumas das mais belas praias do mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que a Câmara considera que «tem sido defendido e preservado de forma equilibrada».

A excelência das suas zonas balneares fez de Albufeira o município com o maior número de galardões atribuídos em 2011:
20 Bandeiras Azuis
18 Praias com Qualidade de Ouro
13 Praias Acessíveis
8 Praias Saudáveis

A qualidade das águas, limpeza, segurança, acessibilidades, infraestruturas de apoio, informação e sensibilização dos utentes são aspetos tidos em conta pelo município, que ambiciona continuar a garantir o melhor período balnear.

Comentários

pub