39 praias algarvias já se candidataram às 7 Maravilhas, sendo Aljezur líder em número (atualizada)

A Câmara Municipal de Aljezur é, até agora, a campeã algarvia do número de praias que vai candidatar ao concurso […]

A Câmara Municipal de Aljezur é, até agora, a campeã algarvia do número de praias que vai candidatar ao concurso 7 Maravilhas Praias de Portugal.

Aljezur anunciou que vai concorrer com nove praias nas categorias de Uso Desportivo (Amado e Arrifana), Dunas (Amoreira e Bordeira), Arribas (Odeceixe, Monte Clérigo e Arrifana) e Selvagens (Canal, Vale Figueira e Vale dos Homens).

No total, tanto quanto foi possível apurar, há já 39 praias do Algarve – 38 de mar e uma fluvial – candidatas ao concurso 7 Maravilhas Praias de Portugal.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo, por seu lado, apresentou a candidatura de sete praias: Burgau, Salema, Castelejo, Beliche, Tonel, Ponta Ruiva e Cordoama, ao projeto “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.

As praias do Burgau e Salema foram candidatadas na categoria “Praias Urbanas”, Castelejo, Beliche e Tonel na categoria “Praias de Arribas”, Ponta Ruiva na categoria “Praias Selvagens” e Cordoama na categoria “Praias de Uso Desportivo”.

Portimão, por seu lado, como o Sul Informação já tinha adiantado, apresentará três praias: Praia da Rocha (Urbana), Praia do Barranco das Canas ou do Alemão (Arribas) e Praia de Alvor (Dunas).

Quanto a Olhão, apresentará a candidatura das praias da Fuseta e da Armona, ambas na categoria de Praia de Dunas.

Com o anúncio de mais estas candidaturas já há pelo menos 39 areais do Algarve concorrentes ao estatuto de praia maravilhosa.

Além das já referidas, também se candidatam a Barrinha, no concelho de Faro, e ainda Garrão Poente, Quinta do Lago, Vale do Lobo, Vilamoura e Quarteira, em Loulé, a Meia Praia, Batata, D. Ana, Camilo, Porto de Mós e Luz, em Lagos, Arrifes, Barranco das Belharucas, Peneco e Salgados, em Albufeira, e a vizinha Praia Grande, em Silves.

O concurso 7 Maravilhas Praias de Portugal pretende promover a qualidade ambiental do país, nomeadamente dos recursos hídricos e a beleza da costa e dos rios e albufeiras, como fator decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico.

Em Faro, a Câmara Municipal preferiu candidatar apenas uma praia, a da Barrinha, em plena Ria Formosa. Este areal, situado ao pé da Barrinha ou Barra de São Luís, foi candidatado na categoria de “praias selvagens”.

Em Loulé, a Câmara local apresentou já a candidatura de cinco praias. Vilamoura e Quarteira são candidatas à categoria de “Praias Urbanas”, na qual se inscrevem todas as praias, sejam elas praias costeiras (oceânicas) ou interiores (praias de rio, praias de albufeira, lagos ou lagoas), que correspondem a uma frente e envolvente urbanas.

Na categoria de “Praias de Arribas”, Loulé candidatou a Praia de Vale do Lobo. Nesta classe englobam-se todas as praias oceânicas limitadas por vertentes costeiras abruptas ou com declive elevado, talhadas em materiais rochosos por ação dos processos de erosão ou de origem vulcânica.

Finalmente, Garrão Poente e Quinta do Lago vão integrar a categoria de “Praias de Dunas”, que considera todas as praias costeiras limitadas por sistemas dunares costeiros, que são formas de acumulação, geradas pelo vento, de areias marinhas.

Em Albufeira, as praias dos Arrifes e do Barranco das Belharucas concorrem pela categoria de “Praias de Arribas”. A primeira encontra-se abrigada por arribas baixas, onde se podem observar alguns algares.

Já o Barranco apresenta um extenso areal com arriba contínua, alta e ravinada, transformando-se num dos locais ideais para os abelharucos, que dão o nome à praia, aí escavarem os seus ninhos durante época de reprodução.

Como “Praias Urbanas”, Albufeira apresenta a praia do Peneco, pela sua beleza natural e por possuir características incomuns, como a existência de um elevador direto para o areal.

A envolvência natural do cordão dunar que protege a Lagoa dos Salgados é a responsável pela candidatura da praia dos Salgados, na categoria de “Praias de Dunas”.

No concelho do lado, Silves, fonte da autarquia revelou ao Sul Informação que a escolhida é a Praia Grande.

Em Lagos, serão candidatadas seis praias do concelho: Meia Praia, Batata, D. Ana, Camilo, Porto de Mós e Luz, todas já distinguidas, em várias ocasiões, com galardões que atestam a qualidade das águas balneares do concelho, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e sensibilização ambiental realizadas, nomeadamente a “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos” ou “Praias com Qualidade de Ouro 2011”, estes dois últimos referentes a quatro destas praias.

Mas nem só de praias marítimas vive este concurso. O Município de Alcoutim candidatou a praia fluvial do Pego Fundo, situada na vila alcouteneja, na categoria «Praias de Rios», onde se incluem todas as praias interiores.

As “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” é um evento que pretende divulgar o melhor que o país tem para oferecer, enfatizando a dimensão e a beleza das nossas praias, dos nossos rios e albufeiras, projetando um país voltado para o mar, atento às suas riquezas naturais, e desfrutando de uma das maiores riquezas do planeta.

As 7 Maravilhas a eleger deverão refletir todas as diferentes tipologias de praias apreciadas pelos portugueses, devendo ainda estar associadas às regiões que representam, constituindo-se no futuro como um roteiro imperdível.

A eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal ®” é um projeto de caráter privado, de manifesto interesse público, organizado pela sociedade denominada EIPWU, Lda., entidade licenciada oficialmente pela sociedade New Seven Wonders Portugal, S.A. empresa – detentora dos correspondentes direitos.

Este projeto conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, da Marinha Portuguesa e com o apoio da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, como televisão oficial.

As Maravilhas candidatas a “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” são organizadas em sete categorias e as sete vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região.

O anúncio público dos vencedores ocorrerá a 8 de setembro, numa cerimónia transmitida em direto pela RTP1.

Mais praias candidatas:

ALJEZUR

Categoria: PRAIAS DE USO DESPORTIVO

AMADO
Em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia do Amado localiza-se perto da aldeia da Carrapateira, concelho de Aljezur, e apresenta um extenso areal delimitado a sul e a norte por altas arribas que entram pelo mar.

No limite norte desta praia surge o Pontal da Carrapateira, uma plataforma rochosa de elevado valor ambiental, apresentando habitats prioritários para a conservação da natureza a nível europeu. Além da qualidade cénica, a Praia do Amado é muito rica do ponto de vista geológico, verificando-se rochas sedimentares, metamórficas e de origem vulcânica (xistos, calcários, doleritos).

Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, é um dos principais spots da Europa para esta modalidade desportiva.

Tendo em conta as características da plataforma continental, aliando-se às características da ondulação e dos ventos dominantes, esta praia propicia ondas ideais. Palco de diversas competições nacionais e internacionais é muito popular ao longo do ano, pois nem só os mais experientes aqui vêm. Várias são as empresas de animação turística e escolas de surf e bodyboard que aqui ensinam a praticar estas modalidades, com uma oferta variada de aulas e programas de férias, usufruindo das excelentes condições naturais que esta costa encerra.

ARRIFANA
Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, concelho de Aljezur, integrando-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Arrifana insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural, desenvolvendo-se num areal com mais de meio quilómetro de extensão. Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.

No topo sul desta praia marca presença uma enorme rocha vertical no mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca, aqui denominada de “Pedra da Agulha”.

É considerada excelente para a prática de desportos náuticos, como o mergulho, o surf ou o bodyboard, sendo muito procurada para a prática destas duas últimas modalidades. A época do surf começa assim que termina a época estival, tornando-se num paraíso para os surfistas.

Na povoação da Arrifana, que se desenvolve ao longo da encosta, existem apoios como restaurantes e cafés, onde é possível degustar a gastronomia local, onde o peixe sempre fresco está presente, assim como os mariscos desta costa, como os tão apreciados percebes.

Junto à Fortaleza da Arrifana é possível desfrutar de uma das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina.

Categoria: PRAIAS DE DUNAS

AMOREIRA
Próxima da vila de Aljezur, a Praia da Amoreira beneficia de duas realidades: a praia marítima propriamente dita e a foz da ribeira de Aljezur. Desta confluência resulta um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural.

Com a baixa-mar a paisagem é arrebatadora, pondo a descoberto formações rochosas e extensas lagoas no areal. Na continuidade do vasto areal, para o interior, observa-se um extenso campo dunar, que localmente é conhecido pelos “medos da Amoreira”, evoluindo depois para um habitat de sapal.

Duas visões imponentes marcam a paisagem: no limite norte, a arriba talhada em xisto e grauvaques apresenta uma forma curiosa, lembrando um gigante deitado sobre o mar; a sul, na encosta verdejante do vale, afloram impressionantes formações rochosas, vestígios duma antiga duna, agora fossilizada. A ponta sul desta praia é ainda um local privilegiado para a pesca à linha, localmente conhecida pela rocha do “treme-treme”.

Na zona ocorrem diversas espécies de flora de elevado valor, como é o caso do endemismo lusitano Biscutella vicentina, e habitats prioritários para conservação da natureza, como as dunas fixas com vegetação herbácea (“dunas cinzentas”), dunas litorais com Juniperus spp., dunas fixas descalcificadas atlânticas (Calluno-Ullicetea) e dunas com florestas de Pinus pineae ou Pinus pinaster.

BORDEIRA
Constituindo-se como a praia mais extensa do concelho de Aljezur, com um areal de cerca de 3 km, a Praia da Bordeira situa-se a norte da Carrapateira, junto à foz da Ribeira da Bordeira, daí o seu nome.

Tem uma elevada qualidade paisagística, conferida, quer pelas altas arribas que a limitam nas extremidades norte (xisto) e sul (formações rochosas do Jurássico), quer pelos arenitos de Silves, quer ainda a nascente pela ribeira da Bordeira e pelo sistema dunar. Bastante dinâmico, este sistema resulta dos fortes ventos do quadrante noroeste e está muito bem preservado no que se refere aos diferentes habitats que se desenvolvem ao longo dos diferentes níveis dunares. Observa-se na duna primária uma comunidade considerável de Tammophila arenaria, que desempenha um papel fundamental na fixação das areias. O último nível dunar, constituído por dunas terciárias, é habitat prioritário caracterizado pela presença de várias espécies arbustivas, das quais se destacam os Thymus e a Armeria.

Esta, é uma praia muito procurada para a prática de desportos náuticos, nomeadamente o kitesurf, devido à constância e intensidade dos ventos dominantes e à formação das ondas.

Categoria: PRAIAS SELVAGENS

CANAL
Localizada imediatamente a sul da Praia da Arrifana, possui uma vista privilegiada sobre a Pedra da Agulha, qual estátua negra e gigantesca no meio do mar.

Desenvolve-se na confluência de um vale com uma linha de água efémera marginada por vegetação endémica, sendo considerada uma das praias mais selvagens da Costa Vicentina. Constituída essencialmente por calhaus rolados, na baixa-mar descobre-se, a sul, uma língua de areal que a liga às praias do Penedo e Vale Figueiras.

O acesso algo difícil, por estrada de terra batida a partir de Arrifana e de Vales, ou ainda a partir de Alfambras, é compensado pelo cenário surpreendente proporcionado pela magnífica paisagem deste local.

VALE FIGUEIRAS
Situada na zona das Alfambras (zona de povoamento disperso a meio caminho entre Aljezur e a Carrapateira), o acesso à Praia de Vale Figueira faz-se por estrada de terra batida ao longo de cerca de 5 km. Ainda pouco explorada pela presença humana, é de uma beleza ímpar, ideal para os amantes da natureza em estado puro.

O tipo de paisagem costeira formada por montes de formas arredondadas e baixa altitude que circundam um vale, terminando suavemente na areia, altera-se nos seus limites norte e sul pela presença das arribas xistosas. Composta por um vasto areal, na baixa-mar tem ligação à Praia do Penedo, a norte, esta frequentada por pescadores. As duas juntas formam certamente um areal com mais de 3 km de extensão.

VALE DOS HOMENS
A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza.

O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o Barranco de Vale dos Homens, vale rasgado na rocha com uma pequena e límpida linha de água.

A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar, assim como a observação de poças de maré, habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões ou caranguejos.

O acesso ao areal faz-se através de uma enorme escadaria em madeira, que proporciona, ao mesmo tempo, uma vista fantástica sobre esta praia.

Categoria: PRAIAS DE ARRIBAS

ODECEIXE
A praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio.

A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.

A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas.

Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.

MONTE CLÉRIGO
Localizada a sul da Praia da Amoreira, tem um vasto areal para norte e uma interessante plataforma rochosa no extremo sul, onde na baixa-mar se podem observar poças de maré com diversos organismos marinhos, como anémonas, actínias, pequenas medusas, burriés, mexilhões, lapas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões e caranguejos.

As poças são ainda o habitat de pequenos peixes como os cabozes e os blénios, ou o habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como linguados, sargos e robalos juvenis, que aqui procuram refúgio e alimento.

São características ainda desta praia os imponentes recortes das arribas em xisto e grauvaques, nomeadamente a Ponta da Rocha e o Penduradouro. Para o interior encontram-se imponentes campos dunares, que ladeiam um bonito vale associado a uma linha de água, só existente no inverno.

A descida para a praia proporciona uma fabulosa vista panorâmica, sobressaindo na encosta o pequeno núcleo de casinhas típicas de veraneio.

ARRIFANA
Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, esta praia insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural. Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.

No topo sul desta praia marca presença uma negra e enorme rocha vertical no mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca, aqui denominada de “Pedra da Agulha”, que se tornou um ícone da costa sudoeste.

Nas arribas que envolvem a praia, encontram-se habitats prioritários, como formações de Cistus palhinhae em charneca marítima, espécie de flora com estatuto de ameaça vulnerável e endemismo ibérico.

Estas arribas constituem também zona de nidificação para diversas espécies de avifauna, sendo uma das espécies mais comuns a Cegonha-branca (Ciconia ciconia). Em situação única no mundo, é aqui que encontramos os seus ninhos sobre as arribas marítimas ou em rochedos junto à costa – os palheirões.

A norte da praia, junto à Fortaleza da Arrifana desfruta-se das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina. Mais a norte, na Ponta da Atalaia, famosa pelos seus percebes, existem vestígios do maior Ribat muçulmano da Península Ibérica, um convento-fortaleza de grande valor arqueológico.

OLHÃO

FUSETA
A Fuseta é uma ilha formada por um cordão dunar, que está integrada na Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, onde se pode chegar fácil e rapidamente, numa das carreiras regulares de barco.

Extensão de areia fina e água cálida, que proporcionam momentos calmos e tranquilos nas zonas menos frequentadas, também é palco para agendas náuticas mais excitantes: canoagem, windsurf, vela, motonáutica e mergulho e conta com ótimos apoios locais.
A ilha possui as melhores condições naturais para o desenvolvimento destas agendas, sendo Olhão, por esse motivo, uma das cidades algarvias mais procuradas pelos amantes dos desportos de mar.

A praia constitui um espaço privilegiado em termos de localização, situada em pleno coração do Parque Natural da Ria Formosa, centrada a nível da região, conta com boas condições de acessibilidade, sendo uma zona designada como balnear enquadrada na Diretiva 76/160/CEE, nomeadamente no que respeita à manutenção da vigilância, à avaliação e gestão da qualidade das águas balneares.

Esta praia é galardoada com a Bandeira Azul e com a Bandeira Qualidade de Ouro. É um local verdadeiramente paradisíaco, onde o sol acorda e adormece todos os dias, envolto em mágicos tons de fogo.

ARMONA
Praia situada na ilha-barreira com o mesmo nome, está igualmente integrada na Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A ilha é constituída por praias voltadas para a Ria Formosa e para o mar. A Praia Armona exibe a Bandeira Azul e com a Bandeira Qualidade de Ouro.

A praia tem uma localização privilegiada, situada em pleno coração do Parque Natural da Ria Formosa, centrada a nível da região, conta com boas condições de acessibilidade e qualidade das águas balneares.

A barreira arenosa é consistente e muito larga, com um extenso areal, proporcionando momentos de tranquilidade aos amantes das caminhadas. Os bancos de areias junto da barra delimitam deliciosas piscinas naturais. Também aqui se pode observar a flora rica e aromática dos campos dunares, bem como gozar os ventos mornos de leste e apreciar os tons invariavelmente fogosos do pôr do sol.

Os adeptos dos desportos náuticos também encontram nesta praia, para além de um bom local para a sua prática, um excelente parque de campismo com bungalows. Para chegar à praia existem carreiras regulares de barco a partir de Olhão.

PORTIMÃO

PRAIA DA ROCHA
A emblemática Praia da Rocha é candidata à categoria de “Praias Urbanas”, na qual se inscrevem todas as estâncias balneares que correspondam a uma frente e envolvente urbanas.

Frequentada desde o século XIX, se há praia mais conhecida no Algarve é esta, afamada pelo extenso areal, pelas imponentes arribas, pelas águas tépidas e pela oferta de diversão noturna.

Ostenta a Bandeira Azul, tem acesso facilitado para portadores de deficiência e ao longo de um passadiço com 2,4 km existem 16 restaurantes e bares, proporcionando nos meses de maior afluência uma animação constante, dia e noite.

A Praia da Rocha possui ainda uma área desportiva com campos de jogos para andebol, voleibol, basquetebol ou futebol de praia, sendo palco de diversos eventos artísticos e desportivos de projeção internacional.

Em termos de envolvente urbana, existem na sua marginal muitas lojas, restaurantes, bares, hotéis e geladarias, que se apresentam como excelentes alternativas a quem não quer passar demasiadas horas ao sol.

Alvo de importantes obras de requalificação, esta cosmopolita estância balnear foi premiada em 2007 pelo Turismo de Portugal.

BARRANCO DAS CANAS (ALEMÃO)
A Praia do Barranco das Canas (Alemão) é candidata na categoria de “Praias de Arribas”, que engloba todas as praias oceânicas limitadas por vertentes costeiras abruptas ou com declive elevado, talhadas em materiais rochosos por ação dos processos de erosão ou de origem vulcânica.

Recortado por arribas de formas irregulares, de tonalidades ocre e rubra, esculpidas pela ação das águas doce e salgada e emoldurada por numerosos leixões, este pequeno areal convida ao ócio e aos prazeres da praia.

Os algares com as suas reentrâncias misteriosas escondem pequenos segredos que os mais curiosos não se cansam de desvendar, sendo possível descobrir uma biodiversidade riquíssima, com resquícios dos matos mediterrânicos que outrora povoaram grande parte da costa algarvia.

ALVOR
A Praia de Alvor vai integrar a categoria de “Praias de Dunas”, que elege todas as praias costeiras limitadas por sistemas dunares costeiros, formas de acumulação, geradas pelo vento, de areias marinhas.

Águas cristalinas e tépidas, areias douradas e finas, um horizonte a perder de vista num mar de vários tons de azul e as melhores condições de conforto e segurança para retemperadores dias à beira-mar constituem o cartão de visita desta praia, eleita em 2010 como uma das 20 melhores estâncias balneares de todo o mundo pelo conceituado website internacional de reservas de hotéis – hoteis.com.

Para além da Bandeira Azul e da distinção com a Qualidade de Ouro, a recente requalificação empreendida nos acessos e sistema dunar permite a observação de várias espécies de fauna e flora que animam a paisagem deste local idílico.

 

Saiba mais sobre a candidatura das praias algarvias aqui:

 

Atualizado às 15h30, acrescentando as praias candidatadas em Vila do Bispo e em Alcoutim

 

Comentários

pub