«Olhão, o Algarve & Portugal no tempo das Invasões Francesas» apresentado na biblioteca olhanense

É já no dia 20 de janeiro, às 18h00, que a Biblioteca Municipal de Olhão acolha a apresentação do livro […]

É já no dia 20 de janeiro, às 18h00, que a Biblioteca Municipal de Olhão acolha a apresentação do livro «Olhão, o Algarve & Portugal no tempo das invasões francesas», uma das obras mais importantes lançadas pelo Município, que servirá de consulta e análise para as gerações vindouras.

O Município de Olhão lança esta semana a obra «Olhão, o Algarve & Portugal no Tempo das Invasões Francesas» com as Atas do Congresso Histórico que decorreu entre 14 e 16 novembro de 2008, ano em que se comemoraram 200 anos sobre a sublevação do povo olhanense contra o domínio francês e em que o frágil Caíque “Bom Sucesso” chegou ao Brasil para anunciar a vitória sobre os franceses, com a consequente retribuição régia, elevando o lugar de Olhão a “Vila de Olhão da Restauração”.

As Atas do Congresso Histórico de Olhão, agora editadas, são o resultado da reunião de alguns dos melhores especialistas do País, sobre a temática da Guerra Peninsular.

Resultou, deste congresso, um grande contributo académico para a uma melhor compreensão dos acontecimentos da época. Mas sobretudo, permitiu-nos perceber a importância dos acontecimentos históricos ocorridos em Olhão, em 1808, e analisar as suas repercussões no Algarve e em Portugal.

Agora, é lançada uma obra que servirá de guia e inspiração para historiadores e estudiosos do tema, valorizando e dando a conhecer a importância de Olhão nesse contexto histórico, situação muitas vezes esquecida ou ignorada.

Comentários

pub