Transporte de carga cai 9% em novembro nos aeroportos portugueses

O mês de novembro de 2011 veio confirmar a descida da carga transportada, embora o acumulado esteja em linha com […]

O mês de novembro de 2011 veio confirmar a descida da carga transportada, embora o acumulado esteja em linha com os valores de 2010 (menos 171 tons em mais de 126 mil transportadas).

Com exceção de Faro, nenhum aeroporto escapou a esta tendência, sendo que aquele que melhor resistiu no mês (Lisboa) assistiu, ainda assim, a uma quebra de 2,3%.

No entanto, no acumulado, Lisboa continua com mais 0.3 % de carga aérea face a 2010.

O Porto encerrou com uma quebra de 14,1% e tem um acumulado negativo de 3,4%. Alguns cancelamentos de voos cargueiros contribuíram para esta situação.

Os próprios aeroportos dos Açores também registaram quedas significativas, com o registo de Ponta Delgada passar a ter, agora, um acumulado de -1,2%.

Os aeroportos que mais carga manuseiam são os que melhor resistem à quebra do tráfego, mas ainda assim não conseguiram evitar que os menos 9% registados em Novembro tenham colocado o acumulado nacional em -0,1%.

Por último, no que respeita à carga transportada através do camião-avião entre aeroportos, não contabilizada nos números acima identificados, estes assistem a uma melhoria de 8,95% face ao mês anterior, conseguindo ultrapassar as duas mil toneladas transportadas num único mês (2094 tons).

Este é o melhor resultado do semestre, o que vem confirmando a tendência de várias companhias aéreas para a maior utilização deste meio de transporte aéreo dentro da UE.

Comentários

pub