A Sociedade Ponto Verde (SPV) está a equipar ou melhorar 25 salas de estudo, no âmbito do projeto de responsabilidade social Reciclar é Dar e Receber, desenvolvido em parceria com a Entrajuda e SIC Esperança.
A evolução das quantidades de vidro enviadas para reciclagem, até agora, permitiu equipar 25 salas de estudo em Instituições Privadas de Solidariedade Social e chegar a 950 crianças de 14 Distritos do país (incluindo arquipélagos dos Açores e da Madeira).
No Algarve, foi apoiada a Associação Uma Porta Amiga, em Tavira
Em termos práticos, este apoio representou e entrega de diversos materiais, como 73 computadores, 160 mesas, 764 cadeiras, 1.870 dossiers, 3.600 cadernos, e ainda kits escolares para o 1º, 2º e 3º ciclos, onde se incluíam dicionários e gramáticas de língua portuguesa, inglesa e francesa, livros consulta e de exercícios e provas de preparação para os testes para as diversas matérias.
A mecânica que tornou possível a concretização deste projeto implicou a separação das embalagens de vidro usadas por parte dos portugueses. Por cada tonelada de vidro enviada para reciclagem em 2011, a SPV entrega um euro para a criação de salas de estudo.
«Os portugueses responderam de forma positiva a esta causa que junta a preservação do ambiente e a responsabilidade social. O projeto pretendeu demonstrar o papel decisivo que as organizações podem ter na sociedade, neste caso concreto combatendo a pobreza através da promoção da educação dos mais jovens, que, ao longo dos 15 anos de atividade da Sociedade Ponto Verde, têm contribuído para a construção de um planeta mais limpo, apelando à reciclagem», salienta Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.
Os trabalhos de montagem das primeiras salas estão em curso, de forma a proporcionar, desde já, melhores condições de estudo a centenas de crianças.
O projeto tem sido desenvolvido em parceria com a Entrajuda e com a SIC Esperança, a quem coube a seleção e o acompanhamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social com as salas de estudo que serão alvo de intervenção.
«Com o desenvolvimento deste projeto estamos todos a contribuir para prevenir casos de abandono/insucesso escolar, ajudando desta forma a quebrar ciclos de pobreza. Este é um exemplo de como as organizações podem desempenhar um papel decisivo na sociedade», frisa Isabel Jonet, presidente da Entrajuda.
«A SIC Esperança tem como objetivo ajudar instituições de solidariedade a desenvolver projetos concretos. Por essa razão, fez todo o sentido o nosso envolvimento neste projeto, sobretudo tendo em conta que em 2011 a Educação tem sido o nosso tema central de atuação», explica Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança.
O desejo formulado pelas crianças que participaram na campanha de sensibilização da Sociedade Ponto Verde, que está atualmente a ser exibida em TV e também em cinema, torna-se assim realidade, possibilitando a centenas de famílias a certeza de que as suas crianças terão o acompanhamento e o espaço adequados para melhorar os seus conhecimentos.
Instituições que irão ver melhoradas e/ou equipadas as suas salas de estudo:
Évora
ADBES
Porto
Associação Criança e Vida
Surpresa do bebé – creche e Jardim de infância – Associação – Porto
Viana do Castelo
Associação Cultural e de Educação Popular
Centro Social e Paroquial de Santa Maria Maior
Abrantes
Associação de Solidariedade Social Pró-Cultura Professor Silva Leitão
Viseu
Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa de Guimarães
Sintra
Associação Luso Caboverdeana de Sintra – ACAS
Casa Seis – Associação para o Desenvolvimento Comunitário – IPSS
Braga
Associação São José
Tavira
Associação Uma Porta Amiga
Coimbra
Caritas Diocesana de Coimbra (CDC)
Coruche
Cáritas Paroquial de Coruche
Ponta Delgada
Casa do Povo de Santo António
Águeda
Centro de Apoio Social e Animação de Segadães
Albergaria-a-Velha
Centro Social e Paroquial de Angeja
Câmara de Lobos
Centro Social e Paroquial de Santa Cecília
Alcobaça
Centro Social Paroquial da Benedita
Bragança
Centro Social Paroquial dos Santos Mártires
Peniche
Centro Solidariedade e Cultura de Peniche
Fafe
Cooperativa de Solidariedade Social de Fafe – COOPfafe
Moita
CRIVA – Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira
Gouveia
Fundação D. Laura dos Santos
Viseu
Fundação Joaquim dos Santos
Seia
Solar do Mimo – Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco
Comentários