Rastreio no Algarve identifica nove aneurismas na aorta em apenas 48 horas

Numa iniciativa inédita, a campanha «Aorta é Vida» e o Hospital Particular do Algarve promoveram recentemente, a primeira ação de […]

Numa iniciativa inédita, a campanha «Aorta é Vida» e o Hospital Particular do Algarve promoveram recentemente, a primeira ação de rastreio ao Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) na região do Algarve.

A iniciativa gratuita, que teve como objetivo informar e rastrear a população algarvia, sobretudo os homens, com idade igual ou superior a 65 anos, fumadores ou ex-fumadores, e com antecedente familiar de aneurisma aórtico, permitiu identificar nove aneurismas na aorta abdominal, em apenas 48 horas e em 190 rastreios efetuados.

“Pela primeira vez, a região do Algarve recebeu uma ação de rastreios gratuitos ao aneurisma da aorta abdominal. Por ser uma doença que normalmente não apresenta sintomas, a realização destas ações de sensibilização e rastreio são muito importantes, já que apenas 50 por cento dos pacientes em ruptura do AAA chegam vivos ao hospital e destes, 30 a 50 por cento morrem após cirurgia”, explica o médico Sérgio Silva, coordenador do Departamento de Cirurgia Vascular do Hospital Particular do Algarve.

De acordo com João Albuquerque e Castro, cirurgião vascular e Coordenador Nacional da Campanha«Aorta é Vida», “tendo em conta que o AAA é uma doença grave, progressiva e silenciosa porque não dá sintomas, podemos dizer que este rastreio foi um sucesso, já que, ao detetarmos nove aneurismas, em 190 ecografias efetuadas, estamos a promover o diagnóstico precoce da doença, essencial para a vigilância dos doentes e para a selecção do tratamento mais adequado, que lhes poderá salvar a vida”.

O aneurisma da aorta abdominal é uma doença grave que frequentemente não apresenta quaisquer sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta e progressiva da aorta, a maior artéria do organismo que, quando rompe, origina uma perda de sangue muito grave que pode resultar em morte súbita.

Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos estejam em risco de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal e por esta razão se tornam prementes as campanhas de sensibilização.

A Campanha «Aorta é Vida»é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), com o objetivo de alertar e consciencializar a população portuguesa para o aneurisma da aorta abdominal, divulgando os principais fatores de risco, de forma a aumentar o número de diagnósticos precoces e evitar o número de mortes por rutura desta artéria.

 

Para mais informações, consulte: www.aortaevida.com ou www.hpalg.com


Comentários

pub