Presépios levam espírito de Natal à Alcaidaria de Loulé

Integrado no ambiente histórico da Alcaidaria do Castelo, surge este ano um conjunto de decorações natalícias, em que os presépio […]

Integrado no ambiente histórico da Alcaidaria do Castelo, surge este ano um conjunto de decorações natalícias, em que os presépio ganham destaque, e que podem ser visitadas até ao dia 6 de janeiro.

Na Cozinha Tradicional está o habitual presépio com o Menino Jesus, as searinhas e laranjas, que mostra toda a tradição algarvia. Este presépio é montado todos os anos pelas técnicas do Museu Municipal e o Menino Jesus exposto é propriedade particular que gentilmente cede esta peça para ser colocada no trono.

Na torre do Castelo está patente um presépio tal com vulgarmente conhecemos, com Maria, o São José e o Menino Jesus. Já no Pátio do Castelo, apresenta-se uma recriação de um presépio em ambiente medieval, com figuras em tamanho natural. Estes dois presépios foram elaborados e executados pelo artista plástico Francisco José.

Francisco José Correia Andrade de Sousa, natural de Loulé, nasceu no dia 6 de julho de 1955. Médico Pediatra de profissão, tem na escultura uma das suas atividades preferidas. Sem qualquer formação artística, diverte-se trabalhando o barro (ou qualquer massa moldável) e a madeira.

Estes presépios podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e aos sábados das 10h00 às 14h00. Encerra aos domingos. A entrada é livre.

 

 

Comentários

pub