Presépio de pano anima praia da Manta Rota

Tem tecido, lãs, serapilheira, mistura figuras de barro e está a ser preparado há quase meio ano. Estas são as […]

Tem tecido, lãs, serapilheira, mistura figuras de barro e está a ser preparado há quase meio ano. Estas são as principais características do presépio da Manta Rota, uma estrutura que pode ser visitada até ao dia 8 de janeiro e que tem dependido do voluntariado de Romano Justo e Maria Cândida Justo.

Tudo começou há três anos, quando estes residentes na Manta Rota chegaram à conclusão de que aquela localidade não tinha nenhum presépio. Assim, e em colaboração com a associação de beneficência «A Manta», prepararam uma estrutura que tem crescido de ano para ano e inovado nos materiais e formatos utilizados.

Como sempre, o presépio está situado no átrio do balneário da Manta Rota, podendo ser visitado 24 horas por dia, mesmo à noite, já que se encontra iluminado e protegido.

A estrutura deste ano ascende às 30 figuras, que começaram a ser preparadas há largos meses, no final do Verão. A imaginação ditou o resto, razão pela qual não há duas personagens iguais e os cenários têm variado ano após ano.

Quanto às horas de trabalho, Romano e Cândida Justo já perderam a conta. «Foram muitas, certamente, mas quando se trabalha por gosto, deixamos de as contabilizar, mesmo que sejam muitas. Podemos considerar que este é um presépio de cidadania», diz Romano Justo.

Além dos residentes na freguesia da Manta Rota, o presépio tem sido visitado por vários turistas quem ali passam, nomeadamente de Inglaterra, França ou Bélgica.
Presépio da Manta Rota
Até 8 de Janeiro
Visita grátis | Todos os dias

Comentários

pub