Orçamento de 44 milhões aprovado na Assembleia Municipal de Olhão

A Assembleia Municipal de Olhão aprovou ontem, 21 de dezembro, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2012. […]

A Assembleia Municipal de Olhão aprovou ontem, 21 de dezembro, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2012. O executivo camarário terá um orçamento de 43,7 milhões de euros para gerir, menos 5 milhões do que no ano passado.

As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2012 refletem, segundo revela a própria Câmara, «as dificuldades que a Autarquia de Olhão e o País atravessam,». Daí a diminuição de mais de 10 por cento no orçamento em relação ao de 2011.

As despesas consideradas não prioritárias «têm vindo a ser cortadas e a política de restrição continuará em 2012». Os investimentos reduzem-se a iniciativas financiadas por fundos comunitários, «cuja oportunidade e execução não devemos perder, até porque os apoios comunitários que se preveem para a região, no próximo Quadro Comunitário de Apoio, não são muito favoráveis», refere o executivo.

Em 2012, a Câmara de Olhão deverá concluir o Plano Estratégico e o Plano Diretor Municipal, assim como os Planos de Pormenor da Zona Histórica e do Parque Urbano, criando condições para um desenvolvimento económico e social ainda mais sustentado.

“A grande expetativa que tinhamos relativamente às obras previstas no programa Polis estão neste momento a aguardar uma melhor definição do que será esta iniciativa”, esclarece o Município de Olhão nas GOP e Orçamento para 2012, garantindo que a aposta vai continuar a ser numa política de apoio social e, se possível, aumentando essa vertente “para permitir ajudar mais pessoas que no nosso concelho tenham dificuldades em ultrapassar a crise em que nos encontramos”.

Relativamente à construção da variante Norte à cidade, o estudo de impacte ambiental encontra-se em discussão pública e, se for definitivamente aprovado, a obra será concluída em 2012.

Quanto à modernização administrativa, o Balcão Único será implementado no início do ano, criando assim melhores condições e um mais rápido atendimento aos múnicipes.

O Executivo olhanense defende que “apesar das dificuldades, vamos continuar a afirmar cada vez mais o concelho de Olhão como uma referência na região e no País”.

Veja todas as novidades sobre os orçamentos municipais do Algarve e Baixo Alentejo em: http://www.sulinformacao.com/?p=9943

 

 

Comentários

pub