Novembro foi «o pior dos últimos 16 anos» para os hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve

O mês de novembro «foi o pior dos últimos 16 anos,» no que à taxa de ocupação global média por […]

O mês de novembro «foi o pior dos últimos 16 anos,» no que à taxa de ocupação global média por quarto diz respeito, anunciou esta terça-feira, num comunicado, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

No mês que passou, a taxa de ocupação nos estabelecimentos associados da AHETA desceu 9,2 por cento em relação ao mesmo mês de 2010, fixando-se nos 24,2 pontos percentuais. O volume de negócios também desceu uns significativos 10,7 por cento.

Valores que apenas dizem respeito aos empreendimentos e hotéis em funcionamento, salientou a associação, já que, «caso fosse considerada a totalidade das camas existentes, estas descidas seriam muito mais significativas».

Nos indicadores apresentados pela AHETA notam-se descidas relativamente ao período homólogo de 2010 em todas as zonas geográficas, «sobretudo Portimão / Praia da Rocha / Alvor (menos 28,7 por cento) e Carvoeiro / Armação de Pêra (menos 18,2 por cento)».

Por nacionalidades, houve descidas significativas no mercado alemão e nacional, de 23,8 e 14,8 pontos percentuais, respetivamente. Os estabelecimentos que mais sofreram com o decréscimo de clientes foram os de 3 estrelas. Estes últimos, em conjunto com os de quatro estrelas, também foram aqueles com taxas de ocupação mais baixas.

Comentários

pub