Movimento promove ação frente ao Fórum “Portagens na Via do Infante vão enterrar o Algarve”

Uma concentração na rotunda do Fórum Algarve, em Faro, a ter lugar esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, a partir […]

Uma concentração na rotunda do Fórum Algarve, em Faro, a ter lugar esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 18 horas, acaba de ser anunciada pelo Movimento Anti-Portagens.

Esta ação segue-se à providência cautelar contra a introdução de portagens na região algarvia, entregue na sexta-feira no Tribunal Administrativo de Loulé, e é, segundo o Movimento Anti-Portagens, apenas uma «entre outras e que serão oportunamente divulgadas».

A concentração pretende «simbolizar o enterro do desenvolvimento económico e social do Algarve com a introdução de portagens na Via do Infante».

A organização apela à participação dos utentes da A22 e de outros cidadãos, «trajando de negro e que tragam velas, panos, faixas e sacos negros».

Nesta ação «serão acusados os principais responsáveis políticos regionais e nacionais pela autêntica desgraça e desastre que vão provocar ao Algarve com as portagens».

É que, salienta o Movimento Anti-Portagens, «portajar a Via do Infante irá matar e enterrar o Algarve. O que os algarvios nunca aceitarão – por isso irão radicalizar as suas formas de luta até à suspensão das portagens».

A organização afirma estar «neste momento em contactos com os nossos vizinhos espanhóis da Andaluzia, para a realização, nos próximos dias, de novas ações conjuntas contra as portagens na Via do Infante. Estas e outras iniciativas serão divulgadas muito em breve».

«Os preços a pagar pelas portagens na A22 são um autêntico roubo e um escândalo vergonhoso. Só a luta persistente, forte e determinada dos algarvios impedirá a morte e o enterro definitivos do Algarve», termina o Movimento Anti-Portagens.

Ontem foram publicadas, em Diário da República, as tarifas a pagar pelas portagens na Via do Infante/A22, A23, A24 e A25, tal como o Sul Informação deu conta em primeira mão.

 

Consulte aqui a portaria com os preços das portagens:

http://dre.pt/pdf1sdip/2011/12/23200/0520805209.pdf

 

Comentários

pub