Mil pessoas assistiram aos concertos do Festival de Órgão de Faro

Cerca de 1000 pessoas assistiram, nas Igrejas da Sé e do Carmo, aos quatro concertos do Festival de Órgão de […]

Cerca de 1000 pessoas assistiram, nas Igrejas da Sé e do Carmo, aos quatro concertos do Festival de Órgão de Faro, anunciou a organização deste que é já um dos mais importantes festivais do género na Europa.

O músico húngaro-holandês Gyula Szilágyi trouxe a Faro um programa, com a especial curiosidade do “Rouxinol” do Órgão da Sé.

Seguiu-se João Santos, que brindou o público com o contraste de sonatas, pasacalles, fantasias, fugas, tocatas e batalhas no Órgão do Carmo.

A música de câmara também teve o seu espaço no Carmo, com Carina Lash no órgão e Pedro Santos na flauta de bisel, que muito entusiasmaram o público com os seus duetos.

A fechar o cartaz, o prestigiado José L. González Uriol, que apresentou um brilhante programa que percorreu a biografia do Órgão da Sé.

Os donativos de entrada nos concertos na Igreja da Sé reverteram integralmente para apoio à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro e à Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais.

O V Festival de Órgão – Faro 2011 foi organizado pela Associação Cultural Música XXI, em parceria com o Município de Faro e a Direção Regional da Cultura do Algarve. Dada a qualidade das edições anteriores, foi reconhecido este ano o Interesse Cultural da iniciativa pelo Exmo. Senhor Secretário de Estado da Cultura.

Contou com os apoios do Programa Allgarve e do Hotel Santa Maria. Os parceiros de comunicação foram o jornal “barlavento”, a DigitalmaisTV e a Rádio “RUA FM”.

Todos os concertos foram transmitidos em direto pela Internet, nos sites www.acmusicaxxi.com e www.digitalmaistv.com. As gravações de todos os concertos encontram-se disponíveis em DVD para venda aos interessados (contacto 916 782 783, musicaxxi@gmail.com).

Para 2012, a Associação Música XXI espera poder contar com os necessários apoios para dar continuidade ao evento.

Comentários

pub