Liga Zon Sagres: Olhanense perde com Académica e cai para o 7º lugar

O Olhanense perdeu com a Académica por 2-0 e caiu para o sétimo lugar da tabela classificativa da Liga Zon […]

O Olhanense perdeu com a Académica por 2-0 e caiu para o sétimo lugar da tabela classificativa da Liga Zon Sagres. Adrien, com um golo na primeira parte e um golaço na segunda foi o “carrasco” dos algarvios, que ficaram reduzidos a dez jogadores ainda no primeiro tempo.

A Académica entrou melhor no jogo e criou o primeiro lance de perigo aos 17 minutos. Fabiano Freitas saiu mal da baliza, perdeu a bola para Diogo Valente, este assistiu Éderzito, mas o remate do avançado academista saiu por cima da baliza.

A equipa algarvia só conseguiu responder ao minuto 27, quando Figueroa, após uma boa combinação com Mateus, rematou forte para defesa para canto de Peiser.

Dois minutos depois, o Olhanense voltou a assustar o guarda-redes dos “estudantes”. Primeiro Salvador Agra, na cobrança de um livre, atirou forte e obrigou Peiser a defender para a frente e, após insistência de Mexer, a bola sobra para André Pinto que atira muito perto da baliza.

Já ao minuto 37, foi a vez de Yontcha desperdiçar mais uma boa oportunidade, após um grande passe de Salvador Agra, mas o remate do avançado camaronês saiu à figura do guarda-redes.

No minuto seguinte, a Académica chegou à vantagem. O árbitro da partida assinalou pénalti por carga de Figueroa a Éderzito e, na cobrança, Adrien conseguiu bater Fabiano Freitas e inaugurou o marcador.

Ainda antes de terminar o primeiro tempo, ao minuto 45, a vida complicou-se ainda mais para o Olhanense. Jorge Tavares expulsou Mexer por acumulação de amarelos, o que obrigou Cauê a recuar para o centro da defesa.

Ao intervalo, Daúto Faquirá mexeu na equipa e colocou Rui Duarte no lugar de Yontcha, mas foi a Académica que marcou novamente ao minuto 51. Adrien encheu o pé ainda fora da área e marcou um golaço, que não deu hipóteses de defesa a Fabiano.

Com a Académica em vantagem numérica e com mais dois golos, o jogo perdeu interesse e os estudantes conseguiram controlar a bola e grande parte das investidas atacantes da equipa algarvia. As exceções foram desperdiçadas por Salvador Agra ao minuto 56, após cruzamento de Figueroa da direita e por Vitor Vinha, ao minuto 90, que permitiu a defesa a Peiser, quando estava em boa posição para marcar.

Com esta derrota, o Olhanense perde uma posição na tabela, cai para o 7º lugar, e fica apenas 3 pontos acima da linha de água. Já a Académica ocupou o 6º lugar que era do Olhanense.

Equipas

Olhanense: Fabiano Freitas, Figueroa, Mexer, André Pinto, Vitor Vinha; Fernando Alexandre, Cauê, Mateus (Djalmir 70′); Salvador Agra, Wilson Eduardo (Toy 70′) e Yontcha (Rui Duarte 45′).
Suplentes: Ventura, Regula, Toy, Ivanildo, Djalmir, Rui Duarte e Victor Meza

Académica: Peiser, Cedric, Berger, Habib, Hélder Cabral; Diogo Melo, Adrien (Danilo 79′), Hugo Morais; Marinho (Sissoko 72′), Diogo Valente e Éderzito (Fábio Luís 90′).
Suplentes: Ricardo, João Dias, Sissoko, Fábio Luís, Nivaldo, Júlio César e Danilo

Reações

Pedro Emanuel

Sabíamos que íamos encontrar um adversário bastante forte em casa, que a Académica nunca tinha vencido em Olhão, e era um desafio difícil. Entrámos bem no jogo, com a nossa forma de estar, com uma estratégia que os atletas interpretaram perfeitamente. Começámos, desde cedo, a ter acutilância ofensiva, criando uma ou outra situação de perigo. Entretanto, o Olhanense equilibrou o jogo, criou uma situação de golo, em contra-ataque, mas não fez o golo e fomos nós a marcar e ficar na frente do marcador. A segunda parte, com o segundo golo, deixou de ter historia, tirando os últimos 5 minutos de algum frisson e relaxamento da Académica, algo normal depois do controlo que teve do jogo durante a segunda parte. Resultado inteiramente justo, com mérito dos jogadores da Académica pela forma determinada como se entregaram à partida.

Daúto Faquirá

Nós não conseguimos concretizar as duas ou três oportunidades que tivemos na primeira parte, não fizemos golos. No seguimento de um desses lances, sofremos o penálti, há golo e depois a expulsão. Num jogo equilibrado, isto condicionou e fez pender a balança para uma boa equipa, com bons jogadores. Esses momentos, nos últimos cinco/dez minutos da primeira parte condicionaram o jogo, mas mesmo com menos jogadores tivemos oportunidades para fazer golos, mas não fizemos.

 

Comentários

pub