Liga Orangina: Portimonense empata com Desportivo das Aves e volta aos lugares de despromoção

O Portimonense voltou aos lugares de descida na Liga Orangina. A equipa algarvia vinha de uma vitória convincente conquistada fora […]

O Portimonense voltou aos lugares de descida na Liga Orangina. A equipa algarvia vinha de uma vitória convincente conquistada fora de casa frente ao Penafiel, mas ao empatar em casa com o Desportivo das Aves esta tarde, a uma bola, caiu para o 15º lugar da tabela classificativa.

O primeiro golo do jogo surge num lance caricato em que o Portimonense reclama grande penalidade por mão na bola, que Pedro Proença não assinala e que o Aves aproveita para lançar um rápido contra-ataque que apanha desprevenida a defensiva algarvia. Ivo e Ricardo Nunes atrapalharam-se a meio do seu meio campo e Quinaz aproveitou para caminhar sozinho para a baliza deserta e inaugurar o marcador.

Ao minuto 26, o Portimonense esteve perto de empatar a partida em dois cantos consecutivos. Primeiro, Simi atirou ao lado da baliza, com a bola a desviar num defensor do Desportivo das Aves. Depois num lance de muita confusão dentro da pequena área, Eliézio falha o remate com a baliza à sua disposição e a defesa avense acaba por conseguir resolver.

O Portimonense entrou para o segundo tempo à procura do empate, com maior critério do que aquele que teve na primeira metade e, aos 56 minutos, numa boa jogada de ataque, Organista surge na cara de Marafona tenta assistir Simi em vez de rematar e a bola sai com muita força para a emenda do avançado alvinegro.

Com a equipa algarvia balanceada no ataque, o Aves aproveitava o espaço concedido nas costas da defesa para criar perigo e, ao minuto 68, Ivo teve que se aplicar para parar um remate de Pedro Cervantes que surgiu isolado na área.

Na resposta a este lance, o Portimonense empatou ao minuto 69. Após canto da direita, a bola sobra para Ben Traoré que, descaído para a esquerda rematou para a baliza com a bola ainda a tabelar em João Pedro e a trair Marafona.

O Aves ainda assustou o Portimonense em duas ocasiões. Primeiro, ao minuto 75, Eliézio perdeu a bola em zona proibida para Pires, que caminhou em direção à baliza e rematou para defesa para a frente de Ivo e teve que ser Ruben Fernandes, em cima da linha, a evitar que a bola entrasse na baliza.

Cinco minutos mais tarde, foi a vez de Pedro Pereira assustar o Portimonense com um remate que embateu no poste.
A derradeira oportunidade do jogo surgiu ao minuto 93 e para a equipa algarvia. Após um lançamento longo, a bola sobra para Simi que remata de primeira para uma grande defesa de Marafona.

Com este empate, o Portimonense caiu para o penúltimo lugar da tabela classificativa com 11 pontos, mais um que o Belenenses.
Na próxima jornada, os alvinegros deslocam-se ao terreno do Freamunde.

Equipas

Portimonense: Ivo, Ricardo Pessoa, Eliézio, Ruben Fernandes e Ricardo Nunes; Semedo, Organista (Jonas 86′) e Fabrício (Vitor Gonçalves 75′); Rafa (Felipe Miranda 66′), Ben Traoré e Simi

Suplentes: Goda, Hammes, Jonas, Felipe Miranda, Wakaso, Vitor Gonçalves e Tristan Plummer

Desportivo Aves: Marafona, Geraldes, Tiago Valente, João Pedro, Nélson Pedroso; Tito, Romeu, Pedro Cervantes (Bischoff 72′); Quinaz (Pedro Pereira 64′), Vasco Matos e Pires (Dally 94′)

Suplentes: Rui Faria, Grosso, Pedro Pereira, Romaric, Ricardo Martins, Bischoff e Dally

Reações

Paulo Fonseca:
A sensação que fica é que podia ter saído daqui com 3 pontos. Há justiça no resultado, aceita-se o empate, mas criámos mais oportunidades. O Portimonense está num excelente momento, criou oportunidades, mas apesar de achar que o resultado se ajusta, podíamos ter saído daqui com a vitória.

Carlos Mozer:

Empate sabe a pouco pelo que o Portimonense fez. Não tenho dúvidas que o Portimonense foi dominante do princípio ao fim apesar de algumas aflições que tivemos pela qualidade do adversário. Há uma jogada determinante em que não tenho dúvida que há penalidade a favor do Portimonense. Esse lance criou desconcentração, e o Aves aproveitou e marcou o golo. Criámos várias ocasiões e podíamos ter saído vencedores, mas temos que aceitar o resultado devido às oportunidades que não concretizamos.

Comentários

pub