Lagos ganha mais um prémio da Associação Bandeira Azul da Europa e renova contrato para limpeza das suas praias

O Município de Lagos recebeu na passada semana, por ocasião da realização do Seminário do Programa Bandeira Azul 2011, que […]

O Município de Lagos recebeu na passada semana, por ocasião da realização do Seminário do Programa Bandeira Azul 2011, que teve lugar na Casa das Histórias – Paula Rego em Cascais, mais uma distinção pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em matéria de informação, animação e sensibilização ambiental.

Desta vez conquistou a Menção Honrosa com a atividade “Peddy-paper – por esse mar fora”, realizada este último Verão no âmbito da campanha “Bandeira Azul – Lagos na Onda do Verão 2011”.

Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul da Europa, apontou Lagos como um excelente exemplo da forma como deve ser desenvolvida uma campanha de educação ambiental com qualidade.

De acordo com as palavras desta responsável, a Menção Honrosa atribuída a Lagos deveu-se não apenas ao projecto com que a Câmara se candidatou este ano, mas também ao excelente trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos com a campanha “Lagos na Onda do Verão” que foi publicamente uma vez mais reconhecido.

No último Verão, Lagos voltou a hastear a Bandeira Azul em todas as suas zonas balneares, ou seja, em seis praias do concelho: Luz, Porto de Mós, Camilo, D. Ana, Meia Praia e Praia da Batata.

A Câmara considera, em nota de imprensa, que «ostentação deste galardão e a conquista de prémios que atestam a qualidade das águas balneares do concelho, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e sensibilização ambiental realizadas, reconhecem a qualidade do destino turístico Lagos dos Descobrimentos».

Para além deste importante Galardão de Qualidade, quatro destas praias (Luz, Porto de Mós, Meia Praia e Praia da Batata) ostentaram, também, a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos.

Ainda durante este Verão, as praias do Camilo, D. Ana, Luz e Meia Praia foram igualmente classificadas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – como “Praias com Qualidade de Ouro 2011”.

Este título foi concedido às zonas balneares que, entre 2006 e 2009, tiveram qualidade de água boa e, em 2010, qualidade e análises excelentes. A estas distinções às praias de Lagos, somam-se, ainda os prémios este ano já recebidos (Prémio Praia + Acessível e o 1.º lugar nas actividades de sensibilização/animação ambiental da Bandeira Azul).

Afirmando-se «ciente da responsabilidade que este percurso de excelência implica», a Câmara Municipal de Lagos aprovou, em Reunião de Câmara decorrida no passado dia 7 de dezembro, a renovação do contrato de prestação de serviços de limpeza e manutenção das zonas balneares do Município.

A despesa correspondente a esta renovação, pelo período de um ano, representará um investimento de 152 904,72 euros.

«Trata-se de um esforço financeiro que, em paralelo com as atividades de animação e sensibilização e não obstante as limitações orçamentais existentes, a Câmara continuará a fazer para manter a qualidade ambiental das praias e zona costeira», acrescenta a autarquia.

Comentários

pub