José Mário Branco e Pedro Abrunhosa dão concertos no Teatro das Figuras em janeiro

José Mário Branco, Pedro Abrunhosa, Companhia Olga Roriz e a Orquestra do Algarve são alguns dos nomes que vão passar […]

José Mário Branco, Pedro Abrunhosa, Companhia Olga Roriz e a Orquestra do Algarve são alguns dos nomes que vão passar pelo palco do Teatro da Figuras, em Faro, no primeiro mês de 2012.

No início de mais um ano, o Teatro das Figuras volta a definir as suas escolhas de programação à luz dum conceito norteador. «Depois de, em 2011, o conceito Comunidade ter sido o fio condutor da programação selecionada, que procurou gerar uma reflexão sobre a identidade que partilhamos, sobre a herança cultural que nos trouxe até ao presente e sobre o desenho do nosso futuro comum, em 2012 decidimos aprofundar esta temática e construir uma programação que gravite em torno dos conceitos de Família e Familiaridade», explicam os responsáveis pelo teatro de Faro.

No Teatro das Figuras, a programação de janeiro começa, no dia 6, com o já familiar Concerto de Reis, com a Orquestra do Algarve, em que, pela segunda vez consecutiva, o Teatro das Figuras se associa ao Banco Alimentar Contra a Fome no Algarve, ao oferecer aquela instituição um euro por cada bilhete adquirido.

O concerto com obras de Ligeti, Beethoven e Joly Braga Santos, será dirigido pelo maestro Pedro Neves e terá como solista Paulo Oliveira, ao piano.

A música clássica estará ainda em destaque com o arranque de mais um ciclo de concertos Promenade, que desta feita dará destaque a cada uma das famílias de instrumentos que compõem uma orquestra, pelo que o concerto do dia 22 de janeiro, será mesmo para todas as famílias, incluindo a dos metais!

Na área do serviço educativo, o Teatro das Figuras propõe uma oficina, destinada a crianças entre os 8 e os 13 anos, que é produzida no âmbito da rede Movimenta-te, que engloba os municípios do Algarve Central, que no dia 14 de janeiro, que visitará o imaginário dos mitos e levará os pequenos atores a criar um Mito Móvel.

De regresso à música, num momento muito aguardado pelos muitos fãs do artista, Pedro Abrunhosa e o “seu” Comité Caviar, apresenta a 14 de janeiro o seu mais recente espetáculo Canções, que, nas palavras do músico, são “o Coração” dos seus espetáculos.

No dia 20 de janeiro, será a familiaridade da voz de José Mário Branco que, com a sua guitarra, promete fazer deste espetáculo, que tem como base o reportório do seu álbum Resistir É Vencer, “aquilo que sempre fez nos seus álbuns e espetáculos: uma referência – como alguém escreveu, sempre autobiográfica – ao estado em que, no seu sentir, se encontra a sociedade de que faz parte”.

Num mês marcado pela música, cabe contudo à dança contemporânea da Companhia Olga Roriz,encerrar a programação do mês com a sua mais recente criação PETS.

“Em PETS, exploraram-se as contradições das relações entre as pessoas, os momentos de afeto e os momentos outros, aqueles onde deixamos de querer ser únicos e diferentes, para nos misturarmos nesse nós, por vezes tóxico, outras securizante, mas sempre complexo e cheio de contradições”.

Toda a programação para o mês de janeiro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas de bilhetes online está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt .

 

 

Comentários

pub