Intercidades ganha meia hora na viagem Lisboa-Algarve

O percurso do comboio intercidades Lisboa-Faro vai ser alterado a partir deste domingo, dia 11, permitindo a redução da viagem […]

O percurso do comboio intercidades Lisboa-Faro vai ser alterado a partir deste domingo, dia 11, permitindo a redução da viagem em meia hora, deixando de passar em Setúbal e em Alcácer do Sal, mas ganhando duas novas paragens em Ermidas-Sado e Santa Clara-Sabóia.

A CP informou, em nota de imprensa, que a “nova solução permite, além da melhoria de tempo de ligação Lisboa-Faro, a redução dos custos de exploração em mais de dois milhões de euros anuais”.

A CP revelou ainda que foi acordado com as Câmaras Municipais a manutenção da paragem do Intercidades na Estação da Funcheira e a introdução de paragens em Ermidas-Sado e Santa Clara-Sabóia, consideradas “locais agregadores da procura existente nessas regiões”.

Os comboios Intercidades deixarão assim de passar, a partir deste domingo, em Setúbal e em Alcácer do Sal, parando em Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Grândola, Ermidas-Sado (concelho de Santiago do Cacém), Santa Clara-Sabóia (concelho de Odemira) e Funcheira (concelho de Ourique), Messines, Tunes, Albufeira e Loulé. Diariamente serão realizadas três viagens, num total de seis comboios Intercidades nos dois sentidos.

A CP informou ainda que este ganho de meia hora na viagem do Intercidades se deve ao facto de passar a ser utilizada a variante de Alcácer do Sal.

As alterações têm suscitado reações bem diferentes. Assim, enquanto a Câmara Municipal de Odemira considera que «a paragem do comboio intercidades na estação de Santa Clara-Sabóia é de extrema importância estratégica para Odemira, nomeadamente para o interior do concelho e muito em especial para a dinamização turística da Barragem de Santa Clara», as Câmaras de Setúbal e de Alcácer do Sal têm opiniões bem diferentes.

Maria das Dores Meira, presidente da autarquia de Setúbal, considera a supressão da passagem do Intercidades na capital do distrito como «inaceitável», para mais tendo em conta as grandes ligações de Setúbal ao Algarve.

A Câmara de Alcácer do Sal também já protestou contra as alterações de percurso e a supressão da paragem dos comboios intercidades naquela cidade alentejana.

Anteriormente, a variante de Alcácer apenas estava a ser utilizada pelo comboio Alfa Pendular.

 

Comentários

pub