Flash Mobs mexem com a Baixa de Faro até ao Natal

Se um destes dias estiver a passear na Baixa de Faro e subitamente lhe saltarem ao caminho algumas dezenas de […]

Se um destes dias estiver a passear na Baixa de Faro e subitamente lhe saltarem ao caminho algumas dezenas de pessoas e começarem a dançar no meio da rua, não se admire. Pode ser um “Flash Mob”.

Confuso? A Wikipedia explica: um flash mob é uma “aglomeração instantânea de pessoas num local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada”. Pois esta foi precisamente a ideia que teve uma jovem farense, Ana Sofia Martins, para “dinamizar” a Baixa desta cidade durante o período natalício.

Constatado o facto que a baixa farense vai tendo cada vez menos preponderância na vida comercial e social da cidade – que perde, por exemplo, para os centros comerciais -, Ana Sofia Martins, psicóloga que, não obstante, tem também feito “alguns trabalhos de dança”, resolveu propor à Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) a organização de um conjunto de eventos que acrescentassem valor e diferenciassem “a zona nobre da cidade”.

Ao todo, são nove flash mobs, que começaram no dia 10 de dezembro e se estendem até à próxima sexta-feira, dia 23. A maior parte delas consistem em ações performativas (dança, música e teatro, mas não só) destinadas a surpreender clientes, transeuntes e lojistas e a “trazer mais gente para a baixa.

Para levar a cabo esta produção, Ana Sofia Martins mobilizou, para além da ACRAL e do apoio da Câmara de Faro, mais de vinte outros parceiros, por entre associações, escolas profissionais, clubes, entre outras organizações. Contas feitas, disse aquela responsável ao Sul Informação, a iniciativa tem mais de 500 pessoas envolvidas, por entre músicos, atores, performers, mas também cidadãos apenas interessados em participar.

Ao contrário da generalidade dos flash mobs previstos, a iniciativa contou este sábado com um deles, em parceria com o grupo de teatro Sin-Cera e de músicos de Jazz e da Associação Filarmónica, protagonizado exclusivamente por performers amadores, sem experiência na área da Dança ou do Teatro. E o perfil das pessoas não podia ser mais diverso, segundo o Sul Informação pôde constatar: homens, mulheres, jovens, menos jovens, mães, estudantes, casais de namorados juntaram-se à iniciativa, seja pelo gosto pela dança ou apenas pela experiência e o gosto pelo conceito.

Para os próximos dias, e até ao Natal, estão previstos mais três flash mobs: terça, quarta e sexta-feira. Só não se revela a hora e o conteúdo, já que o objetivo da iniciativa é mesmo deixar-se surpreender.

Comentários

pub