A passagem de nível do Biogal (PN 337,184 Km), em Faro, foi encerrada, numa decisão que, segundo a Câmara da capital algarvia, «foi tomada há muitos anos, embora executada agora».
A autarquia recorda que, em 1998, foi assinado um protocolo entre a Refer e a Câmara de Faro, que previa o encerramento e a pedonalização de várias passagens, com repartição de encargos entre as duas entidades.
Em 2004, foi aprovado em reunião de Câmara por unanimidade, um protocolo entre a Refer e o Município de Faro, em que, mais uma vez, se previa a supressão desta passagem de nível do Biogal.
Neste protocolo a Refer confirmava que ia suportar os custos das obras de melhoria dos caminhos alternativos do lado direito da linha férrea.
Em 2007, mais uma vez foi acordado o encerramento da passagem de nível, tendo sido confirmada novamente a beneficiação, conservação e manutenção dos caminhos alternativos.
O atual executivo deu cumprimento ao protocolo, tendo beneficiado «os caminhos envolventes em prol do encerramento da passagem de nível. O acordo estabelecido previu, em alternativa ao encerramento da referida passagem, a beneficiação da Rua Rocheta Cassiano, recentemente executada».
A Câmara de Faro sublinha também que «os princípios inerentes ao encerramento e melhoramento das Passagens de Nível existentes visam o melhoramento das condições de segurança, sendo que, neste âmbito, as passagens de nível constituem pontos de conflito geradores de permanente insegurança».
A eletrificação da linha férrea, no percurso Lisboa-Faro, permitindo a circulação a maior velocidade e com outra sustentabilidade, «torna ainda mais premente o encerramento das passagens de nível ou a sua substituição por passagens superiores ou inferiores.
No entanto, reconhece a autarquia, «a disponibilidade de recursos financeiros existente impede a execução das passagens superiores (ou inferiores) que seriam necessárias para garantir a continuidade das ligações viárias existentes».
Apesar da sua atual situação financeira, o Município de Faro afirma ter «em marcha um conjunto de outros propósitos que visam diminuir o incómodo causado pelo encerramento desta passagem de nível».
Assim, será feita nos próximos dias uma saída da Rocheta Cassiano para sul, facilitando a circulação, ao mesmo tempo que vai ser alargada a Rua Abel Viana, com a demolição já feita de uma casa que impedia a fluidez do trânsito neste local.
Está ainda em aprovação final um projeto com uma nova variante a Gambelas, o que facilitará o escoamento desta localidade para a Estrada Nacional 125.
Foto: blogue A Defesa de Faro
Comentários