Dormidas nos hotéis, voltas de golfe, proveitos e passageiros no aeroporto aumentaram em Outubro

Os estabelecimentos hoteleiros do Algarve apresentaram, no passado mês de outubro, 1,17 milhões de dormidas, valor que equivale a um […]

Os estabelecimentos hoteleiros do Algarve apresentaram, no passado mês de outubro, 1,17 milhões de dormidas, valor que equivale a um acréscimo de 5,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, revela a Análise de Conjuntura Turística, hoje divulgada pelo Turismo do Algarve.

A nível nacional, ainda segundo os mesmos dados, as dormidas no Algarve representaram 33,5% do total nesse mesmo mês.

Além disso, à exceção da Alemanha (com uma quebra de 3,6%), todos os principais mercados emissores obtiveram variações homólogas positivas, destacando-se o Reino Unido (aumento de 12,9%).

Os estabelecimentos hoteleiros, a nível nacional, registaram 3,49 milhões de dormidas, correspondendo a uma variação homóloga positiva de 2,4%, ou seja, o crescimento foi mais forte na região algarvia.

Em resultado desta subida, em Outubro de 2011, os estabelecimentos hoteleiros do Algarve registaram 42,9 milhões de euros de proveitos totais, correspondendo a uma variação positiva de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Daquele montante, 27,8 milhões de euros dizem respeito ao aposento (+5,2%).

A nível nacional, contabilizaram-se 172,4 milhões de euros de proveitos totais e 115,1 milhões de euros de proveitos de aposento nos estabelecimentos hoteleiros, traduzindo-se em acréscimos homólogos de 4,6% e 5,2%, respetivamente.

Mas não foi apenas ao nível das dormidas em hotéis ou dos proveitos daí resultantes que Outubro registou aumentos. Nesse mês, o Aeroporto de Faro evidenciou um movimento total de 602.788 passageiros, correspondente a uma variação positiva de 1,9%, comparativamente ao mesmo mês de 2010.

Dos principais mercados emissores, o alemão (-19,8%) e o irlandês (-10%) registaram decréscimos no movimento de passageiros, sendo que os restantes apresentaram acréscimos

(Espanha 32,8%, Reino Unido 9,3%, Portugal 3,7% e Holanda 3,5%) comparativamente ao mesmo período do ano passado.

As três principais companhias (Ryanair, Easyjet e Monarch), representaram mais de metade do total de movimentos do Aeroporto de Faro no mês de Outubro, com uma quota de 55,3%, cifrando-se a quota de valores acumulados nos 55,9%.

A operadora Jet2.com destaca-se entre as companhias de topo, com uma variação homóloga mensal de 36,4% e uma variação de 50,2% para os resultados de Janeiro a Outubro.

Por outro lado, em Outubro, a estada média nos estabelecimentos hoteleiros foi de 4,4 noites no Algarve e 2,7 noites a nível nacional.

Na região algarvia, houve mesmo um aumento de 0,1 noites relativamente ao período homólogo, sendo que a nível nacional não houve qualquer alteração.

No que diz respeito aos campos de golfe do Algarve, estes apresentaram um total de 131.189 voltas, ou seja, um acréscimo de 4,1% face ao mesmo mês de 2010.

Os dados estatísticos da Análise de Conjuntura Turística divulgados todos os meses pelo Turismo do Algarve têm como fontes a ANA Aeroportos, a Associação Algarve Golfe, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e ainda o Turismo de Portugal/Proturismo.

Comentários

pub