Depois das Perseidas e das Leónidas, hoje é noite de Gemínidas

A chuva de meteoros Gemínidas pode ser avistada da Terra até sexta-feira, mas atinge esta quarta-feira a sua segunda noite […]

A chuva de meteoros Gemínidas pode ser avistada da Terra até sexta-feira, mas atinge esta quarta-feira a sua segunda noite de máximo esplendor.

A chuva de Gemínidas ocorre em meados de dezembro quando a Terra atravessa a órbita de um objeto rochoso designado 3200 Faetón, passando através dos seus detritos que se vaporizam ao entrar na atmosfera.

Os meteoros parecem irradiar da constelação de Gémeos, mais precisamente, junto ao “Castor”, daí o seu nome.

Na maioria dos anos, é possível avistar entre 80 a 120 Gemínidas por hora num céu limpo, durante este acontecimento anual.

No entanto, desta vez a Lua ainda em início da fase minguante, e portanto muito brilhante, poderá dificultar a observação, estimando-se que seja possível ver apenas cerca de 40 Gemínidas por hora.

As primeiras descrições da chuva de meteoros Gemínidas datam de 1830, quando os relatórios indicavam a queda de 20 meteoros por hora.

Chuvas de meteoros como as Perseidas ou as Leónidas, cujos picos ocorrem, respetivamente, em agosto e novembro, também são conhecidas.

Comentários

pub