Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António ganha clínica e centro de estágios

A empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) abriu um procedimento por negociação para a exploração de uma clínica desportiva […]

A empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) abriu um procedimento por negociação para a exploração de uma clínica desportiva no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

A unidade estará especialmente vocacionada para as áreas da fisiatria e ortopedia na área do diagnóstico e pretende criar, em VRSA, um lugar privilegiado para a recuperação física dos milhares de atletas que anualmente visitam o Complexo Desportivo.

Ao mesmo tempo, a SGU «pretende que aquele equipamento se transforme num «hub» preferencial das seleções participantes nas Olimpíadas de 2012, em Londres, o que permitirá ao espaço alavancar, nos anos vindouros, um fluxo contínuo de atletas», revela a Câmara local em nota de imprensa.

«Não está excluída a possibilidade de a clínica vir a oferecer outro tipo de serviços e técnicas de reabilitação, tendo por base o protocolo estabelecido com os serviços de saúde da República de Cuba», acrescenta a autarquia.

A Câmara salienta também que o «projeto inédito permite desenvolver novo cluster no concelho e contribuirá para diminuir ainda mais a sazonalidade turística». A inauguração deve ocorrer no primeiro trimestre de 2012.

Para garantir a fixação desta clínica, a SGU irá proceder ao arrendamento de um espaço de 1400 metros quadrados, distribuído por dois pisos, na Nave Desportiva, o que permitirá integrar a valência no próprio local de treino dos atletas.

Para poderem apresentar propostas, os candidatos deverão operar na área da saúde há três anos e disponibilizar profissionais de qualidade e experiência reconhecida.

A esta clínica irá somar-se a criação de um Centro de Estágios, cujo concurso público para atribuição e concessão foi já aberto.

O futuro Centro de Estágios ficará localizado na parte adjacente a Este do Complexo Desportivo e terá como fundamento a disponibilização de cerca de 600 camas naquela que é uma das principais estruturas desportivas do Algarve.

Ao concessionário caberá ainda a responsabilidade de angariar um mínimo de utilizadores pagantes diários equivalente a 20 por cento das camas propostas no equipamento, garantindo à SGU o pagamento de uma compensação financeira em caso de incumprimento.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, com estes dois novos equipamentos, o concelho torna-se «no primeiro município do Algarve a apostar, de uma forma integrada, no turismo desportivo e de saúde».

«Apesar de já sermos um dos principais municípios vocacionados para o treino de alto rendimento, o que nos tem garantido boas taxas de ocupação durante todo o ano, temos agora mais razões para ampliar o fluxo de visitantes», nota o autarca.

O Complexo Desportivo de VRSA é uma referência para o estágio de equipas e atletas em várias modalidades desportivas.

Atualmente, é um dos mais credenciados a nível nacional e europeu, tendo já acolhido e organizado inúmeros eventos de atletismo, futebol, ténis e de outras modalidades tanto a nível nacional como internacional.

Está acreditado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) desde 2002.

 

Comentários

pub