Diretores de Centros de Investigação e estações marinhas de todo o mundo reúnem-se a partir desta segunda-feira, de 5 a 7 de dezembro, em Olhão, para discutir os assuntos que se colocam atualmente, tendências, novas iniciativas e ideias para o futuro na investigação realizada no âmbito das estações e institutos dedicados às Ciências do Mar.
Neste quinto encontro da rede MARS – The European Network of Marine Research Institutes and Stations – o principal objetivo dos participantes é discutir o papel destes Centros em termos globais, em parceria com a World Association of Marine Stations (WAMS).
A atual conjuntura de redes de partilha de conhecimento que tem facilitado a mobilidade entre investigadores, bem como o surgimento de cada vez mais redes de excelência que tendem a partilhar infraestruturas, leva este grupo a reunir-se num encontro que é considerado fulcral para debater o futuro das ciências marinhas face a estes novos desafios.
“MARS and WAMS: Towards a global perspective for marine science” é o tema do Encontro que se prolonga por três dias. Alguns dos mais importantes investigadores europeus vão apresentar case studies de redes marinhas já implementadas, mas também haverá lugar à exposição de trabalhos científicos, numa tentativa de se reunirem diretrizes para o futuro da investigação nesta área.
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é o anfitrião deste encontro que decorrerá no Hotel Real Marina, em Olhão.
Comentários