Lagos adjudica alteração ao projeto da Escola EB1 + JI da Vila da Luz e abandona reativação da EB 2,3 nº 1

A Câmara de Lagos vai adjudicar a alteração ao projeto da Escola EB1 + JI da Vila da Luz, que […]

A Câmara de Lagos vai adjudicar a alteração ao projeto da Escola EB1 + JI da Vila da Luz, que visa reduzir o número de salas. Ao mesmo tempo, a autarquia decidiu que não vai reativar a antiga EB 2,3 nº 1 de Lagos.

Estas alterações na estratégia da Câmara de Lagos têm a ver com a alteração da evolução da população escolar do concelho, que tem vindo a registar um decréscimo assinalável desde o início deste projeto, conforme revela um estudo elaborado pela Direção Regional de Educação do Algarve.

Assim, o parecer prévio para o procedimento de contratação da elaboração do projeto da Escola EB1 + JI da Vila da Luz, cujo valor base é de 77.500 euros, foi aprovado na última Reunião de Câmara.

Na prática trata-se de uma alteração ao projeto já existente, uma vez que, contrariando o inicialmente previsto, o equipamento escolar a construir terá o número de salas de aula reduzido.

A Câmara de Lagos recorda que o Centro Escolar da Freguesia da Luz compreende as valências de pré-escolar e 1.º Ciclo e servirá as crianças de toda a freguesia, incluindo as oriundas das povoações de Espiche e Almádena.

A obra, que tem um custo estimado de 1,5 milhões de euros e beneficia de uma comparticipação do QREN na ordem dos 40%, representa a última ação do Plano de Reordenamento e Ampliação da Rede Escolar de Lagos, iniciado há cerca de oito anos.

No que respeita a outros níveis de ensino, e baseando-se no estudo recentemente elaborado pela DREAlg, respeitante à evolução da população escolar em Lagos, a Câmara Municipal de Lagos também não deverá proceder às obras de requalificação e reativação das antigas instalações da EB 2,3 nº 1 de Lagos (localizadas na zona de São João).

As turmas de 3º ciclo do ensino básico da EB Tecnopolis, atualmente excedentárias face à capacidade deste estabelecimento de ensino, poderão ser encaminhadas para a Escola Secundária Júlio Dantas, que verá, por força das obras de ampliação/requalificação que estão a ser realizadas pela Parquescolar, a sua capacidade aumentar de 44 para 57 turmas.

Feitas as contas, a capacidade total de acolhimento das quatro escolas do concelho (Tecnopolis, Naus, Gil Eanes e Júlio Dantas), que em 2012/2013 será de 157 turmas, mostra-se superior ao total de turmas previsto (146).

Isto significa, segundo a autarquia, que «a capacidade de acolhimento dos equipamentos escolares permitirá acomodar toda a população escolar que frequenta o 2º, 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário do concelho, tornando injustificável um novo investimento em infraestruturas e a ampliação da rede escolar».

Segundo a DREAlg, há uma tendência de diminuição do número de alunos no concelho de Lagos, que se tem mostrado mais expressiva, desde o ano letivo de 2007/2008, na população escolar no 1º ciclo, que regista uma diminuição efetiva em cerca de 140 alunos deste ciclo.

Assim, «apesar de, no presente ano letivo, a frequência do 2º ciclo ainda registar alguma estabilidade, prevê-se que o decréscimo da população escolar do 1º ciclo venha a influenciar, nos próximos anos letivos os restantes ciclos de ensino».

Por outro lado, «desde 2007/2008, o 3º ciclo já apresenta um decréscimo na frequência escolar correspondente a 50 alunos».

 

 

Comentários

pub