ACTA estreia quarta feira «Laço de Sangue» no Teatro Lethes em Faro

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve estreia hoje, quarta-feira, a sua  produção «Laço de Sangue», às 21h30, […]

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve estreia hoje, quarta-feira, a sua  produção «Laço de Sangue», às 21h30, no Teatro Lethes, em Faro. O espetáculo estará em cena no Teatro Lethes até sábado, às 21h30, e domingo, às 16h00.

Com texto de Athol Fugard e encenação de Luís Vicente, o espetáculo conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o outro de pele escura, que tentam aliviar o tédio da sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfabeto, possa obter uma correspondente.

Ao conseguir uma correspondente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a decretar o grande drama da barreira de cor, com todos os medos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente.

No jogo, Fugard não fala apenas do laço de sangue entre os dois irmãos, mas do nó de sangue entre todos os homens. O nó de sangue que foi torcido ou quebrado pela terrível consciência de raça e de casta que tem sido um grande problema que atravessa séculos.

Athol Fugard é filho de um casal anglo-africânder. Abandona a universidade e decide correr Mundo. Regressa à África do Sul nos últimos anos da década de 50, tornando-se funcionário judicial.

É nesta função que se apercebe das humilhações sofridas pelos negros. Lança-se então numa produção teatral civicamente empenhada, onde ética, liberdade e igualdade são temas maiores. Participa na ação do renomado grupo teatral Serpent Players, que se apresenta, exclusivamente, diante de plateias negras nos guetos das cidades industriais brancas.

Com a interpretação de Luís Vicente e Mário Spencer, o espetáculo tem a duração de 2h00, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de 10 euros, com os descontos habituais.

 

Comentários

pub