200 sismos foram registados em Portugal durante o mês de Outubro

A atividade sísmica registada pela Rede Sísmica do Instituto de Meteorologia em outubro caracterizou-se pela ocorrência de cerca de 200 […]

A atividade sísmica registada pela Rede Sísmica do Instituto de Meteorologia em outubro caracterizou-se pela ocorrência de cerca de 200 sismos locais e regionais, anunciou o Instituto de Meteorologia.

Um dos sismos registados foi sentido no Continente, em Vinhais (Bragança), com uma intensidade máxima II/III.

No Arquipélago dos Açores foram sentidos quatro sismos na IIha de São Miguel. O primeiro sismo sentido ocorreu na região dos Mosteiros e os restantes foram sentidos na região de Vila Franca do Campo onde, nos últimos dois dias do mês, foi registada uma crise sísmica.

Em termos de sismicidade mundial, foram registados 61 sismos com magnitude igual ou superior a 5.0, sendo o de maior magnitude o evento ocorrido nas Ilhas Kermadec com magnitude do momento (Mw) 7.4, no dia 21 de outubro às 17:57.

A crise sísmica na ilha de El Hierro (Ilhas Canárias) continua a ser detetada na Rede Sísmica Nacional, tendo sido registados 34 sismos com magnitudes compreendidas entre 2.7ML e 3.7ML e com epicentro a Sul da ilha de El Hierro.

Comentários

pub