Universidade do Algarve promove encontros e seminários sobre o Mar Português

O Encontro Mar Português – Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento realiza-se nos dias 17 e 18 de novembro, no Auditório Vermelho […]

O Encontro Mar Português – Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento realiza-se nos dias 17 e 18 de novembro, no Auditório Vermelho (Edifício 9), no Campus de Gambelas, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Assinalando o Dia Nacional do Mar, a Universidade do Algarve pretende fomentar uma maior reflexão sobre o tema, estimulando o debate e originando iniciativas que contribuam para o fortalecimento do papel do Oceano no desenvolvimento nacional.

Além da secretária de Estado da Ciência Leonor Parreira e do secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu, o encontro conta também com as presenças de Tiago Pitta e Cunha, que proferirá uma mensagem do Presidente da República, e do presidente do CRUP António Rendas. Integrarão ainda os painéis do Mar Português vários investigadores das universidades portuguesas e dos laboratórios de Estado

Em paralelo, realiza-se hoje o Simpósio Margem Sul, Processos e Equilíbrios, no Anfiteatro Teresa Júdice Gamito (edifício 1), no campus de Gambelas. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), pelo Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).

O evento pretende ser um fórum de apresentação dos trabalhos de investigação realizados por estes centros na margem sul portuguesa, centrando-se em quatro alvos territoriais: Ria Formosa, Estuário do Guadiana, Estuário do Arade e a interface oceano-continente do Algarve.

Neste âmbito decorre também o Seminário Professor José Pinto Peixoto, no dia 16 de novembro, no Anfiteatro Verde (edifício 8), que abordará o Ciclo da Água: do oceano à nossa mesa, com o objetivo de analisar a situação dos recursos hídricos no Algarve. A iniciativa é organizada pelo Centro de Ciências do Mar. Mais informações em: www.ccmar.ualg.

O Encontro Mar Português – Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento tem entrada livre, mediante inscrição para o endereço: gcomunicacao@ualg.pt.

Consultar programa aqui.

Comentários

pub
pub