UNESCO reconheceu o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade

O Fado foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade hoje, domingo, após a votação favorável do […]

O Fado foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade hoje, domingo, após a votação favorável do comité intergovernamental desta organização responsável por avaliar as propostas de diversos países à atribuição desta distinção.

A decisão foi tomada este domingo, perto das 12 horas e torna esta expressão musical muito mais do que um dos principais símbolos da identidade nacional portuguesa: uma expressão cultural pertencente a todo o mundo e reconhecida como tal.

A candidatura portuguesa foi uma das 49 apresentadas à UNESCO por 24 países, que vaõ ser votadas pelo comité até dia 29 de novembro.

Portugal apresentou a candidatura à UNESCO em 2010, tendo como embaixadores Mariza e Carlos do Carmo, dois dos mais conhecidos intérpretes de Fado portugueses.

Ao longo da semana que passou, vários delegados do comité intergovernamental já tinham dado a entender que iriam votar favoravelmente a proposta portuguesa. O Fado, pela voz de alguns dos seus mais emblemáticos intérpretes, há muito que corre o mundo e se dá a conhecer às mais variadas culturas.

Comentários

pub