Turismo no Algarve melhora desempenho nos primeiros nove meses de 2011

O setor do turismo melhorou o ser desempenho nos primeiros 9 meses do ano, em relação a igual período de […]

O setor do turismo melhorou o ser desempenho nos primeiros 9 meses do ano, em relação a igual período de 2010. As unidades hoteleiras tiveram mais clientes e mais dormidas,  houve mais passageiros no Aeroporto de Faro, mais voltas de golfe e também mais proveitos, com a variação positiva a ultrapassar os 5 por cento em quase todos os indicadores divulgados ontem pelo Turismo do Algarve.

A Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) divulgou os dados apurados pela Equipa Multidisciplinar de Investimento e Desenvolvimento do Turismo do Algarve para o mês de setembro e aproveitou para fazer o balanço da conjuntura turística de janeiro a setembro de 2011.

Nestes últimos, destaque para a subida de 7,3 por cento do número de dormidas em unidades hoteleiras da região, com o valor total a atingir os 12,2 milhões de dormidas. A subida no número de passageiros que passaram no Aeroporto de Faro foi a segunda mais acentuada, seguida do aumento de proveitos relacionados com a atividade turística.

No que toca a passageiros, passaram no aeroporto da região 4,7 milhões de passageiros nos primeiros 9 meses deste ano, uma variação positiva de 6,7 por cento em relação ao mesmo período de 2010. Já os proveitos, subiram para 504,3 milhões de euros, mais 6,5 por cento que em 2010.

As unidades hoteleiras também tiveram mais hóspedes, com 2,6 milhões de turistas registados, um crescimento homólogo de 5,8 pontos percentuais. Os adeptos do golfe também deram o seu contributo e houve um aumento no número de voltas em campos com 18 buracos de 3,7 pontos percentuais.

O relatório relativo ao mês de setembro demonstra que no último mês do verão houve subidas em quase todos os indicadores, à semelhança do que aconteceu no acumulado dos primeiros nove meses do ano, excepto na duração da estadia, que se ficou nos 4,8 dias em setembro, como em 2010.

 

ALGARVE: CONJUNTURA TURÍSTICA

Janeiro a Setembro de 2011

(RESUMO)

 

TOTAL

VAR. 11/10

PASSAGEIROS

4,7 milhões

+6,7%

DORMIDAS

12,2 milhões

+7,3%

HÓSPEDES

2,6 milhões

+5,8%

PROVEITOS

€ 504,3 milhões

+6,5%

VOLTAS

741,6 mil

+3,7%

 

FONTES: INE, Turismo de Portugal, ANA – Aeroportos Algarve, Associação Algarve Golfe

Comentários

pub