Tavira dedica uma semana inteira à Ciência e à Tecnologia (com vídeo)

Um workshop de desenho «Uma Imagem tem Ciência», a construção de uma «Camera Obscura», uma videoconferência entre o Centro de […]

Um workshop de desenho «Uma Imagem tem Ciência», a construção de uma «Camera Obscura», uma videoconferência entre o Centro de Ciência Viva e o navio «Joides Resolution» e uma volta pela cidade da Bicicleta das Ciências são as propostas da Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre de 21 a 27 de novembro em Tavira.

Promovida pela Câmara Municipal de Tavira, em conjunto com o Centro de Ciência Viva, esta Semana divulga o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência, através da realização de diversas oficinas gratuitas.

Tudo começa no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, no dia 24, das 14h30 às 17h00, onde vai decorrer a oficina “Uma Imagem tem Ciência”, com orientação da artista plástica Patrícia Gonçalves.

A partir de formas geométricas será possível perceber como é fácil desenhar o património. Esta ação visa transmitir a todos aqueles que se interessam pelo desenho qual a melhor forma de criar uma imagem.

A mesma Patrícia Gonçalves vai dirigir a construção de uma «camera  obscura», oficina teórico-prática que vai ter lugar no âmbito da exposição “Fotografar. A Família Andrade, olhares sobre Tavira”, patente no Museu Municipal, até dia 7 de janeiro.

Esta oficina tem como objetivo uma abordagem ao mundo da fotografia e à construção de uma camera obscura. Como a partir de uma caixa de sapatos se pode entender os princípios da máquina fotográfica.

A par destas ações promovidas pelo Museu Municipal, os interessados poderão visitar a exposição que reflete os olhares de quatro gerações de fotógrafos da mesma família, os Andrades.

É estabelecido um percurso sobre a história fotográfica desta família, que permite reconstituir parte da história da fotografia, ao longo dos últimos 100 anos, o seu desenvolvimento técnico e, principalmente, a evolução das imagens, a partir dos seguintes temas: os retratos, os quotidianos, a transformação urbana e alguns dos principais acontecimentos entre os inícios do século XX e XXI.

No Centro de Ciência Viva de Tavira, no dia 25, às 14h30, terá lugar a iniciativa «Expedição 339», uma videoconferência entre o Centro e o navio «Joides Resolution». Este navio está a fazer uma expedição, que se reveste de enorme importância para a paleoclimatologia, oceanografia, microbiologia e geologia marinha (saiba mais aqui: http://joidesresolution.org/ ).

Finalmente, no dia 26, entre as 10h00 e o meio dia, a partir do Jardim do Coreto, a bicicleta científica do Ciência Viva de Tavira vai andar a rodar por Tavira, levando na arca atividades que se explicam com a mesma rapidez com que se come um gelado.


Programa:

Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria

>>>“Uma Imagem tem Ciência”

Dia 24 de Novembro, 14h30 – 17h00

Público-alvo: geral (adultos)

Nº de participantes: máximo 12 | mínimo 6

Orientação: Patrícia Gonçalves (artista plástica)

Inscrição obrigatória

>>>“Camera Obscura”

Público-alvo: 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e outros grupos

Orientação: Patrícia Gonçalves (artista plástica)

Mediante marcação

 

Centro de Ciência Viva de Tavira

>>>Expedição 339: videoconferência entre o Centro e o navio «Joides Resolution»

Dia 25 de Novembro, 14h30

Inscrição obrigatória

>>>Bicicleta Científica

Dia 26 de Novembro, 10h00 – 12h00

Jardim do Coreto

 

Saiba mais sobre a expedição do Joides Resolution:

 

Comentários

pub