Servilusa vai ser responsável pelo Crematório do Novo Cemitério de Faro

A Câmara Municipal de Faro deliberou esta quarta-feira avançar para a adjudicação da conceção, construção e concessão da exploração do […]

A Câmara Municipal de Faro deliberou esta quarta-feira avançar para a adjudicação da conceção, construção e concessão da exploração do crematório no Novo Cemitério de Faro (Penha).

A autarquia revela, em nota de imprensa, que «decorrido o concurso público, a proposta mais vantajosa para o Município foi a apresentada pelo agrupamento Servilusa – Agências Funerárias, S.A. que fica agora responsável pelo projecto».

Em contrapartida, pela ocupação do terreno, a autarquia irá receber mensalmente 1.500 euros (mais IVA). Acresce a este valor fixo 7% do total das verbas realizadas com as cremações.

Esta será a primeira infraestrutura do género na região algarvia e a única a sul de Ferreira do Alentejo.

«Em média, realizam-se anualmente cerca de 5.000 funerais na região algarvia e nos últimos anos tem vindo a verificar-se uma crescente procura de cremações, o que justifica em pleno esta decisão», sublinha a autarquia.

«O Algarve tem agora uma resposta correspondente à procura. Na ótica das famílias, também se deu um importante passo no sentido de tornar as despedidas dos seus entes queridos menos desgastantes, pois até à data, caso optassem por cremação, eram obrigados a penosas deslocações», explica ainda a Câmara de Faro.


Saiba mais sobre o projeto:

O edifício dos fornos crematórios desenvolve-se num único piso que dá continuidade ao edifício central já existente. A compartimentação interna será demarcada por duas zonas bem diferentes entre si, que evitam a interferência dos circuitos do público em geral, relativamente aos dos técnicos, que assegurarão o funcionamento deste equipamento.

O acesso do público ao imóvel é praticado pelo seu alçado sul, através de uma galeria coberta (que dá continuidade à galeria já existente no corpo edificado) e é a partir daqui que têm acesso aos vestíbulos e à “Capela Ecuménica”.

Como espaço limite acessível ao público teremos dois compartimentos que antecedem as antecâmaras dos dois fornos crematórios, onde serão efetuadas as últimas despedidas, antes de se proceder às cremações.

Esta zona pública está apoiada por duas instalações sanitárias (dimensionadas e equipadas por forma a torná-las acessíveis aos cidadãos de mobilidade reduzida).

Integrada nas zonas de serviços estão previstas duas salas dos fornos crematórios, antecedidas das respetivas antecâmaras, a “sala de preparação”, onde se localizam também um espaço para as câmaras frigoríficas, uma arrecadação, uma instalação sanitária, vestiário e balneários para apoio dos técnicos.

Como complemento destas áreas no topo Norte do imóvel, acessível por meio de um pátio de serviço, temos um compartimento destinado ao forno incinerador, que eliminará os resíduos produzidos neste recinto.

Comentários

pub