Seminário debate a “Floresta Multifuncional em Monchique”

“Floresta Multifuncional em Monchique” é o tema do seminário marcado para os dias 25 e 26 de novembro, na Caixa […]

“Floresta Multifuncional em Monchique” é o tema do seminário marcado para os dias 25 e 26 de novembro, na Caixa Agrícola de Monchique. A iniciativa é promovida pela Câmara de Monchique, em parceria com as associações Almargem, ASPAFLOBAL e o GAL-Adere, no âmbito dos “Sabores de Outono”.

Neste encontro serão debatidos os recursos florestais que, associados à produção de madeira, são capazes de gerar riqueza ambiental, social e económica, tais como a caça, a apicultura, a produção de castanha e de cogumelos.

A gestão multifuncional da floresta permite, de forma sustentável, compatibilizar diferentes usos e desta forma diversificar e otimizar as fontes de receita dos produtores florestais, para além de também potenciar usos eficazes na gestão florestal e na defesa da floresta contra incêndios.

Esta iniciativa será a primeira de um ciclo de seminários subordinados ao tema “O futuro da Floresta em Monchique”, onde se debaterá a sustentabilidade da floresta no concelho, nas dimensões ambiental, económica e social, de forma a rentabilizar este importante recurso concelhio.

Comentários

pub