Semana Sénior de Portimão começa com concerto de estreia da Banda Sinfónica do Algarve

A Banda Sinfónica do Algarve vai estrear-se este domingo, dia 20, às 16h00, no Grande Auditório do Teatro Municipal de […]

A Banda Sinfónica do Algarve vai estrear-se este domingo, dia 20, às 16h00, no Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão (Tempo), abrindo a Semana Sénior de Portimão.

Este concerto resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Portimão, que organiza a Semana Sénior, e a Associação Regional de Filarmónicas do Algarve (ARFA), formada a partir das bandas algarvias.

O concerto, que tem entrada gratuita mas sujeita ao levantamento prévio de bilhetes, será dirigido por Carlos Amarelinho, atual maestro da Associação Filarmónica Silvense.

Ana Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Portimão, explicou ao Sul Informação que esta Banda Sinfónica do Algarve conta com «o contributo de todas as bandas algarvias, à exceção da de Portimão, que fechou». «É um projeto que a Junta tem acarinhado, porque consideramos ter muito interesse para a região», acrescentou a autarca.

Mas a Semana Sénior inclui muitas outras atividades, que vão de visitas a monumentos fora da região (Convento de Mafra), torneios de snooker e de sueca, sessões de cinema, jogos interativos seguidos de karaoke, uma exposição de trabalhos manuais, rastreios de saúde, uma missa, ginástica, caminhadas, yoga do riso, magusto e pic nic, ou mesmo um espetáculo de fado.

Mas há ainda dois outros destaques: a estreia da peça «Eu sou Eu», pelo Grupo de Teatro Sénior, na quinta-feira, dia 24, às 16h00, no Tempo (e repete na sexta, às 16h00 e às 21h30) – e o Sul Informação voltará a este tema num outro dia – e um workshop de culinária com «receitas económicas para fazer em tempos de crise», que volta a juntar idosos com jovens alunos da Escola de Hotelaria de Portimão (terça-feira, dia 22, às 14h00).

«A ideia deste workshop, que voltamos a promover este ano, é promover uma troca de experiências entre as gerações», salienta Ana Figueiredo. Os seniores que vão participar, na sua maioria senhoras, vão «ensinar aos jovens como e o que se cozinhava antigamente. Nestes tempos de crise e de poupança, há muita coisa que as pessoas com mais experiência podem ensinar aos jovens. Mas os alunos da Escola de Hotelaria vão também ensinar-lhes muito», concluiu a presidente da Junta de Freguesia de Portimão.

Depois de uma semana repleta de atividades e de emoções, a iniciativa termina com um almoço no sábado, dia 26, no Hotel Júpiter, que inclui um desfile de chapéus, feitos pelos alunos do Instituto de Cultura de Portimão (a universidade sénior local). Uma forma bonita de terminar esta Semana Sénior de Portimão.

Comentários

pub