São Brás de Alportel vai “Ao Encontro da Semente”

O recinto do Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, acolhe desde hoje e até domingo, o encontro nacional […]

O recinto do Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, acolhe desde hoje e até domingo, o encontro nacional “Ao Encontro da Semente – Levantamento de Variedades Locais do Algarve”, uma iniciativa que visa conhecer e preservar as sementes locais.

Esta ação, integrada na Iniciativa aHorta, é levada a cabo por uma parceria constituída pela Associação IN LOCO e pela Associação Colher para Semear.

O programa de atividades  tem início hoje, dia 4, pelas 14h30, e reserva para este 1º dia, a abertura oficial da Exposição “Variedades Tradicionais do Interior Algarvio”, entre um conjunto de trabalhos realizados pelas escolas participantes no levantamento, escolas que desenvolvem o projeto “Saberes e Sabores do Campo”. Segue-se uma “Dinâmica sobre consumo local responsável” e a visualização do filme “Tesouro do Algarve”.

À noite, pelas 21h30, a sessão é dedicada ao filme “Our Seeds” (as nossas sementes), seguida de um debate que conta com a participação dos autores do filme, os australianos Jude e Michel Fenton.

O 2º dia do encontro, sábado, dia 5, reserva para a parte da manhã, a partir das 10h00, 3 intervenções distintas que abordam “A importância Vital das Sementes”, por Graça Ribeiro, da Associação Colher para Semear, a “Soberania Alimentar /Comportamento alimentar na defesa das variedades tradicionais”, por Priscila Soares, Associação IN LOCO e ainda o “Levantamento das variedades locais no interior algarvio”, por Miguel Fonseca, da Associação Colher para Semear, ao qual se segue um debate e partilha de perspetivas sobre esta riqueza local.

À tarde, a partir das 14h30, o encontro prossegue com um conjunto de intervenções alusivas a vários produtos tradicionais: “Alfarroba. O ouro do Algarve, variedades produtivas, utilizações e potencialidades”; “Valorização de figo em fresco e transformado”; “Prospeção, Recolha, Conservação e Caracterização de Variedades Tradicionais de Fruteiras Algarvias com interesse para a Agricultura Portuguesa”; “Variedades tradicionais utilizadas no Azeite Pecoliva”; “As castas tradicionais de vinha para a produção de vinho” e por último a apresentação da Associação Red de Semillas de Andaluzia sobre a “Situação atual da Biodiversidade Andaluza”.

O 3º e último dia do encontro, dia 6, domingo, é dedicado a novas aprendizagens em oficinas práticas sobre produtos tradicionais, as sementes, o figo e a empreita de palma. Entre as 09h30 e as 10h30 decorre a “Oficina de Sementes: Colheita, Extração, Seleção e Conservação”, orientada por José Fonseca, da Associação Colher para Semear. O artesão são-brasense Custódio cavaco, será o responsável pela “Oficina Mãos de Palma” entre as 10h40 e 11h30, que pretende conciliar conhecimentos tradicionais e inovações na elaboração de empreita de palma.

A 3ª e última “Oficina Figo num Prato” será dedicada à conservação, torra, secagem e doçaria à base de figo, entre as 11h30 e as 12h00.

Durante a manhã, entre as 09h30 e as 13h00 decorre ainda no mesmo espaço, Museu do Trajo de São Brás de Alportel, o Mercado de Produtos Tradicionais e Troca de Sementes.

Os produtos tradicionais continuarão a ser os protagonistas principais em São Brás de Alportel, nos dias 7 e 8, segunda e terça-feira, sendo o concelho o anfitrião do II Encontro Nacional PROVE, a realizar no mesmo recinto do Museu do Trajo. O projeto PROVE – Promover e Vender- destinado a promover o escoamento das produções locais convida todos os parceiros debater questões de funcionamento e melhoria dos serviços prestados pelos produtores da rede. O programa contempla várias oficinas temáticas sobre procedimentos internos e externos que contribuem para a melhoria do serviço, sendo ainda apresentado o Manual de Intervenção nas Explorações Agrícolas e a Avaliação ao Projeto Prove.

 

Comentários

pub