Santa Clara-a-Velha, Algoceira, S. Teotónio e Cavaleiro recebem projetos vencedores do OP de Odemira

Já são conhecidas as propostas vencedoras do orçamento Participativo de Odemira 2011: a beneficiação do Campo de Futebol em Santa […]

Já são conhecidas as propostas vencedoras do orçamento Participativo de Odemira 2011: a beneficiação do Campo de Futebol em Santa Clara-a-Velha (proposta nº 4), o Centro de Convívio em Algoceira (proposta nº 57), a construção de Jardim Público e Parque Infantil em S.Teotónio (proposta nº 47) e a construção de Polidesportivo na Escola do Cavaleiro (proposta nº 27).

As propostas vencedoras serão incluídas no Orçamento do Município de Odemira para 2012, no valor total de 446.900 euros, anunciou a autarquia.

A proposta mais votada consiste na execução de várias obras de beneficiação no campo de futebol de Santa Clara a Velha, com 130 votos: colocação de vedações, rebocos e pintura de vários muros, cobertura e reparação das bancadas, substituição das torres de iluminação, melhoramento do piso do campo de futebol, entre outras beneficiações.

O valor da proposta é de 108.900 euros e o proponente foi Fernando Peixeiro.

A segunda proposta mais votada é a criação de um Centro de Convívio na antiga Escola Primária de Algoceira, na freguesia de S.Salvador, com 125 votos.

A Associação de Moradores de Algoceira propôs a criação de um espaço que per­mita o desenvolvimento de atividades e que consiga congregar os habitantes em torno de causas comuns, sendo necessária a beneficiação do edifício da antiga escola: arranjo do telhado, remodelação das casas de banho, fechar o pátio exterior em vidro ou acrílico, pintura, pequenos rebocos e arranjo do muro exterior.

O valor é de 70.000 euros, sendo António Fernandes Nascimento o proponente.

A criação de um jardim público e parque infantil em S.Teotónio é a terceira proposta mais votada, com 120 votos.

Visa a construção de um jardim público no espaço em frente ao posto da GNR, com aproveitamento de parte da arborização existente, incluindo um parque infantil e uma área relvada ampla para a promoção de diversas atividades.

A proposta visa ainda a recuperação do campo multiusos da FACECO e respetiva integração na zona de lazer.

Os proponentes foram João Paulo Pinheiro Corte e Humberto Manuel Gonçalves Guerreiro, tendo a proposta o valor de 198.000 euros.

A quarta proposta mais votada consiste na construção de um polidesportivo na EB1 de Cavaleiro, na freguesia de S.Teotónio, com 112 votos.

Sendo que a localidade do Cavaleiro não dispõe de qualquer infraestrutura que permita aos jovens a prática de desporto, à exceção do campo junto ao farol, distante da aldeia, propôs-se a construção de um recinto polidesportivo multiusos no recinto da escola primária.

O proponente foi Hélder Manuel Nobre Salvador, tendo a proposta e o valor de 70.000 euros.

As propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Odemira foram apresentadas esta sexta-feira, dia 4 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal, sendo divulgadas em simultâneo no site do projeto, em www.op.cm-odemira.pt .

A Câmara de Odemira salienta que «a população votou de uma forma bastante participada, registando-se 655 votos online e 319 votos presenciais no Balcão Único da autarquia».

«Os resultados deste primeiro ano do Orçamento Participativo corresponderam às expetativas, provando que há uma crescente cidadania ativa e confirmando que a população chama a si a decisão sobre os investimentos públicos», acrescenta a autarquia.

Foram apresentadas 63 propostas, sendo admitidas 27 propostas finalistas para projetos de investimento de interesse coletivo.

 

Comentários

pub
pub