Romã é a rainha de novembro no Mercado Municipal de São Brás de Alportel

O Mercado Municipal de São Brás de Alportel veste-se de vermelho, em novembro, para dar as boas vindas à rainha […]

O Mercado Municipal de São Brás de Alportel veste-se de vermelho, em novembro, para dar as boas vindas à rainha do pomar, a Romã, a bela fruta de casca vermelha encimada por uma imponente coroa.

Os sabores de Outono invadem novamente o Mercado Municipal com novas atividades e sugestões para aprender a saborear os frutos da época e em especial a Romã.

Diz o ditado que em Dia de Reis não podem faltar os bagos de romã para atrair sorte e fortuna… Certamente associado às suas vantagens para a saúde: rica em oxidantes, a romã ajuda a controlar o colesterol e a prevenir os enfartes; e estudos mais recentes apontam ainda entre um sem número de virtudes, o combate aos sinais do envelhecimento e à suas potencialidades na saúde sexual masculina.

A Rainha do Outono promete marcar presença nas bancas dos vendedores do Mercado Municipal e sorrir por entre a casca com os seus bonitos bagos vermelhos, aplicados em inúmeros produtos de beleza e nem só.

O Mercadinho da Romã, realizado no passado dia 5, deu início a este mês temático, com uma mostra de produtos muito surpreendente!

Em mês de São Martinho o Mercado Municipal cumpre a tradição de “Comer a castanha e provar o vinho” no Mercadinho do Vinho – Especial São Martinho, no dia 12, que dá a conhecer novos sabores vínicos da região para acompanhar as castanhas que enchem de cor as bancas do Mercado Municipal.

Os sabores da época regressam com o Workshop : Como fazer conserva de azeitona, no  dia 19, sob orientação de Vitória Azinheira, uma confeção simples que guarda segredos e histórias de um passado em que a azeitona era consumida com pão, como refeição.

Azeitonas britadas, conservadas em água e sal, entre muitas outras formas de adoçar, são depois temperadas com vários ingredientes que intensificam o sabor da azeitona. Sabores e aromas serranos que prometem fazer crescer água na boca!

No último sábado do mês, dia 26, a Demonstração Gastronómica regressa às manhãs do Mercado Municipal pela mão do Chef Osvalde Silva, com novas ementas salpicadas de cor e sabor a romã.

Comentários

pub