Restaurantes de Albufeira entre os melhores de Portugal e do mundo

Albufeira tem vindo a somar pontos na área da gastronomia, com muitos dos seus restaurantes a liderarem a lista dos […]

Albufeira tem vindo a somar pontos na área da gastronomia, com muitos dos seus restaurantes a liderarem a lista dos melhores do país. Para além da renovação da distinção do Vila Joya com duas estrelas do Guia Michelin, três estabelecimentos do concelho arrecadaram medalhas de ouro e prata no 7.º Concurso Gastronomia com Vinho do Porto.

Duas medalhas de ouro e uma de prata foram as condecorações granjeadas por Albufeira na 7.ª edição do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, promovido a cada dois anos pelo Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP) em parceria com a INTER Magazine- Revista Profissional de Hotelaria e Restauração.

A entrega de prémios teve lugar no passado dia 26 de novembro, no Convento do Beato, no âmbito do programa oficial do “Porto & Douro Wine Show”.

Os restaurantes Veneza e Moiras Encantadas, ambos localizados na freguesia de Paderne, destacaram-se entre os 100 melhores do país, conquistando o grau Ouro para o menu apresentado. O estabelecimento Jardim & Sabores, situado em Albufeira, recebeu a medalha de prata, que marca a sua segunda participação no concurso.

As criações destes restaurantes, algumas confecionadas e outras servidas com vinho do Douro e do Porto, foram elogiadas pelo júri, que exaltou a “apresentação dos pratos e a sua harmonização com os vinhos”.

Na anterior edição do evento, que conta com mais de uma década de história, o restaurante Veneza já havia conquistado o ouro e o Moiras Encantadas trouxe para a aldeia de Paderne a insígnia de prata. Ambos os espaços têm colecionado diversos galardões, entre eles, o Garfo de Ouro, de 2005 a 2011, do BCBM- Boa Cama, Boa Mesa- promovido pelo jornal O Expresso.

Em destaque, volta a estar também o Vila Joya, galardoado com um dos mais antigos e prestigiados prémios da área da restauração.

O espaço localizado na praia da Galé, viu renovada a distinção que, desde 1999, o tornava no único restaurante em Portugal com duas estrelas Michelin. O prémio foi recebido no dia 25 de novembro, em Barcelona, na cerimónia de apresentação da edição 2012 do Guia Michelin.

A cozinha do chefe austríaco Dieter Koschina continua a ser considerada uma das melhores entre as suas 12 congéneres nacionais, destacando-se pela criatividade, qualidade dos produtos, modo de confeção, relação qualidade/ preço, entre outros requisitos.

No passado mês de abril, o Vila Joya foi eleito o melhor restaurante português pela revista britânica ‘Restaurant’, entrando em 79.º lugar para a lista das 100 melhores do mundo.

Comentários

pub