Restaurante Ocean da Vila Vita ganha duas estrelas Michelin e junta-se ao Vila Joya

O restaurante Ocean, no Vila Vita Parc Hotel, em Porches, foi este ano distinguido com uma segunda estrela do Guia […]

O restaurante Ocean, no Vila Vita Parc Hotel, em Porches, foi este ano distinguido com uma segunda estrela do Guia Michelin Espanha e Portugal, juntando-se assim ao Vila Joya, de Albufeira, que foi mais uma vez distinguido com 2 estrelas, tal como vem acontecendo desde 1999.

Ainda do Algarve, foram distinguidos os restaurantes Willie’s, de Quarteira, São Gabriel e Henrique Leis, ambos de Almancil, todos com 1 estrela.

Num total de 12 restaurantes nacionais reconhecidos por este que é considerado como o Óscar da restauração mundial, cinco situam-se no Algarve. É também na região algarvia que estão situados os únicos 2 estrelas de Portugal.

Entretanto, entre 12 e 22 de janeiro, vai voltar ao Vila Joya Boutique Resort o International Gourmet Festival, que este ano junta um total de 65 estrelas Michelin, nomeadamente os cozinheiros dos 12 restaurantes portugueses distinguidos pelo Guia. Mas estarão também presentes reputados chefs da França, Alemanha, Itália e Estados Unidos.

Na noite dedicada às «Estrelas de Portugal», a 13 de janeiro, serão 13 os chefes de cozinha a preparar o jantar, cujo preço varia entre 350 e 500 euros.

Com duas estrelas Michelin, estarão Dieter Koschina, anfitrião do festival, e Hans Neuner (Ocean, Vila Vita Parc Hotel, Porches). Também participam nesta noite José Cordeiro (Feitoria, Altis Belém Hotel, Lisboa) e Ricardo Costa (The Yeatman, Vila Nova de Gaia) – que na semana passada receberam, cada um, uma estrela na edição de 2012 do Guia Michelin Espanha e Portugal.

Os restantes participantes são Vítor Matos (Casa da Calçada, Amarante), Albano Lourenço (Arcadas da Capela, Coimbra), Vicent Farges (Fortaleza do Guincho, Cascais), Henrique Leis (Henrique Leis, Almancil), Benoît Sinthon (Il Gallo d’Oro), Torsten Schulz (São Gabriel, Almancil), Aimé Barroyer (Tavares, Lisboa) e Willie Wurger (Willie’s, Quarteira).

Estará também presente José Avillez, que estava à frente do Tavares no ano passado, quando este restaurante lisboeta conquistou a sua primeira estrela.

O International Gourmet Festival, que vai na sexta edição, vai trazer algumas novidades: pela primeira vez, o evento não se vai cingir ao Vila Joya, passando também por Lisboa e por outros pontos do país, e haverá ainda provas de vinhos, um torneio de golfe e uma prova de karts.

Com três estrelas Michelin, estarão presentes Joachim Wissler (Vendôme, Alemanha), na noite de 16 de janeiro, Allain Passard (L’Apèrge, França – a 19), Laurent Gras (L20, Estados Unidos – a 20) e Normand Laprise (Toque, Canadá – a 21).

April Bloomfield (EUA), Hans Välimäki (Finlândia), Magnus Nillson (Suécia) e Massimo Bottura (Itália) são alguns dos nomes da alta cozinha que vão marcar presença no festival.

Os preços dos jantares, por pessoa, oscilam entre os 350 e os 600 euros.

 

Comentários

pub