Primeira visita guiada do Advento à Sé de Silves marcada para 27 de novembro

A Sé Catedral de Silves acolherá quatro visitas guiadas, durante o período do Advento, aos domingos, sempre pelas 17h00, aos […]

A Sé Catedral de Silves acolherá quatro visitas guiadas, durante o período do Advento, aos domingos, sempre pelas 17h00, aos domingos. Estas visitas têm como objetivo permitir aos participantes um conhecimento mais profundo deste monumento, de modo a que, através da Arte, da Arquitetura e da Espiritualidade, o possam fruir completamente.

A primeira destas visitas terá lugar no dia 27 de novembro e será animada por Jesus Ejocha, seminarista de origem guineense, que atualmente efetua um estágio nesta Paróquia.

Centrar-se-á no tema “Na Tua Palavra” e conduzirá os visitantes na descoberta da ligação existente entre a construção do templo e o seu espaço arquitetónico, com a preocupação de dar a conhecer e fazer escutar a palavra de Deus, dado que uma Igreja é, primordialmente, um local onde se escutam as palavras sagradas.

“Catedral: a casa dos crentes” é o segundo tema, apresentado no dia 4 de dezembro por Luis Santos, jurista. Conhecer as características de um templo gótico, que ao longo das épocas sofreu diversas intervenções, perceber de que modo essas características permitiram a implementação de estratégias conducentes à concentração dos fiéis, à sua imersão na dimensão do sagrado e, simultaneamente perceber quais os factos históricos mais ligados à Catedral de Silves, serão os temas centrais desta visita.

A terceira semana destas visitas centrar-se-á na figura de “Maria, Mãe que acolhe”. Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a Catedral de Silves tem uma profunda ligação à figura da Mãe de Cristo, existindo algumas imagens de grande beleza, que revelam a veneração dos fiéis a esta figura, desde os primórdios da sua construção. Assim, quem participar ficará a conhecer um pouco mais da arte e da espiritualidade associada a Maria, com a ajuda de Sandra Moreira, técnica superior de Comunicação.

Por fim, no dia 18 de dezembro, encerrar-se-á este ciclo de visitas, com o Pároco de Silves, o Padre Carlos Aquino, que nos ajudará os visitantes a compreenderem “Jesus, o Cristo de Deus”.

Especialista em Liturgia, Carlos Aquino guiará os visitantes num percurso que fará compreender melhor a figura de Cristo, presente em diversos pontos da Catedral e presente em diferentes formas, quer físicas quer espirituais.

Este ciclo de ações, intitulado “Memórias Escondidas” surge como consequência da integração da Sé de Silves na “Rota das Catedrais” e que o acesso a estas visitas é livre. No final, haverá sempre um pequeno momento de convívio e de lanche, onde os participantes poderão conviver e trocar impressões.

Comentários

pub