Polícia Judiciária faz buscas na vivenda de Duarte Lima na Quinta do Lago

Três inspetores da Polícia Judiciária estão, desde esta manhã, a fazer buscas na vivenda do advogado Duarte Lima na Quinta […]

Três inspetores da Polícia Judiciária estão, desde esta manhã, a fazer buscas na vivenda do advogado Duarte Lima na Quinta do Lago, Loulé.

Duarte Lima e o seu filho foram esta manhã detidos, no âmbito de uma investigação ao Banco Português de Negócios (BPN). No entanto, esta detenção nada tem a ver com a morte de Rosalina Ribeiro.

Neste momento, de acordo com a SIC, decorrem buscas em Lisboa, Porto e Algarve (na casa da Quinta do Lago). No Porto, as buscas estão a ser feitas na casa e no escritório de Vítor Raposo, sócio de Duarte Lima que também terá sido detido.

O Procurador-Geral da República, em declarações à TVI, admitiu que estão a ser feitas buscas. «Neste momento o que está a decorrer, com menos aparato e mais descrição, que é aquilo que eu pedi e está a ser cumprido, são buscas de documentos que são necessários para a investigação e depois o Ministério Público na altura dirá e os juízes dirão também o que vai acontecer», disse Pinto Monteiro à TVI.

De acordo com a reportagem da Antena1 no programa Portugal em Direto/Algarve, os três inspetores da PJ – dois homens e uma mulher – chegaram à vivenda de Duarte Lima na Quinta do Lago por volta das 7h00 da manhã, mas só entraram na casa às 8h00, tendo sido acolhidos pelo caseiro. Os elementos da Judiciária voltaram a sair cerca das 13h15, presumivelmente para almoçar.

Oficialmente, a casa da Quinta do Lago não pertence ao advogado e ex-líder parlamentar do PSD Duarte Lima, mas a uma offshore, a Birdwells Ltd, estando a casa avaliada em 5,8 milhões de euros.

Segundo o Publico.pt, o advogado e antigo deputado Duarte Lima, apesar de detido esta manhã, continua em sua casa, que está a ser alvo de uma busca em que participam magistrados do Ministério Público e o juiz de instrução Carlos Alexandre.

Como o escritório de Duarte Lima funciona na sua residência, está ali também presente um representante da Ordem dos Advogados.

Esta diligência tem como objetivo recolher todos os documentos ou objetos com relevância para o processo, e no seu final Duarte Lima será conduzido para o Tribunal Central de Instrução Criminal, onde será interrogado pelo juiz de instrução.

O antigo deputado do PSD já tinha sido constituído arguido neste inquérito.

O filho de Duarte Lima está detido no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa. É suspeito de ter praticado os mesmos crimes de que o seu pai é suspeito.

Comentários

pub