Olhão conta com a população para melhorar mobilidade e transportes no concelho

Se vive no concelho de Olhão e alguém lhe perguntar sobre os seus hábitos diários de mobilidade, não se assuste. […]

Se vive no concelho de Olhão e alguém lhe perguntar sobre os seus hábitos diários de mobilidade, não se assuste. A Câmara de Olhão já lançou o Plano de Mobilidade e Transportes de Olhão (PMTO), cuja primeira fase consiste num levantamento junto da população das deslocações feitas dentro do concelho.

Este levantamento será feito de diversas formas, sendo os inquéritos telefónicos e presenciais os principais meios de contacto com a população. O que se quer é «um processo aberto e participativo» que permita melhorar as deslocações dentro do concelho «a pé, em transportes públicos e em viaturas privadas», segundo uma das técnicas da Câmara de Olhão ligadas ao processo Jaqueline Rosa.

Estes inquéritos vão decorrer até dia 15 de dezembro. «Vamos perguntar às pessoas quais foram as viagens que fizeram no dia anterior. Se levaram os filhos à escola e que caminho tomaram, a viagem para o trabalho e eventuais deslocações para ir às compras. Queremos fazer um retrato do tipo de viagens e dos motivos, bem como dos meios utilizados», revelou ao Sul Informação.

Também serão feitos questionários «a condutores e a utilizadores de transportes coletivos». Esta caracterização, frisou Jaqueline Rosa, «será feita em todo o concelho de Olhão».

No mesmo período, serão levadas a cabo outro tipo de ações de «caracterização e diagnóstico», como contagem de viaturas «através de visualização», por equipas de rua, e até operações stop, conduzidas por agentes de autoridade, mas sem envolver qualquer tipo de fiscalização policial.

«Nesta fase, queremos que as pessoas colaborem o mais possível com a Câmara, quando forem abordadas. Daí este anúncio público, para que as pessoas não estranhem os telefonemas e pensem que estão a ser vítimas de uma burla», referiu.

Quem quiser dar sugestões ou alertar para situações que o plano possa vir a contemplar, pode fazê-lo desde já. Para isso, «basta enviar um email para a Câmara de Olhão, que será reencaminhado para a equipa encarregue pelo projeto», referiu Jaqueline Rosa.

Isto não invalida que o PMTO passe por outras fases de escrutínio público. «Depois desta primeira fase, a população será chamada para conhecer o plano e as pessoas poderão dizer o que pensam e sugerir alterações ou acrescentos», revelou.

A autarquia olhanense quer ter o plano concluído no último trimestre de 2012. A partir desse momento, estão em cima da mesa não só ajustes nos horários dos transportes públicos, mas também «a melhoria das acessibilidades», não estando colocada de parte a construção de novas estradas.

 

Comentários

pub