O mês de agosto não foi tão mau como os hoteleiros disseram

Os estabelecimentos hoteleiros do Algarve registaram, em agosto, um acréscimo no número de hóspedes, bem como nos proveitos totais, indicam […]

Os estabelecimentos hoteleiros do Algarve registaram, em agosto, um acréscimo no número de hóspedes, bem como nos proveitos totais, indicam os dados divulgados pela Equipa Multidisciplinar de Investimento e Desenvolvimento do Turismo do Algarve e que reúnem os principais indicadores de desempenho do setor na região.

Assim, em agosto, os hotéis algarvios receberam 2,58 milhões de dormidas, valor que equivale a um aumento de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Também no que diz respeito aos proveitos houve uma subida, já que se registaram cerca de 136 milhões de euros de proveitos totais (destes, 105 milhões dizem respeito ao aposento), correspondendo a uma variação homóloga positiva de 7,3%.

A nível nacional, ainda segundo os mesmos dados, contabilizaram-se 301,8 milhões de euros de proveitos totais e 224 milhões de euros de proveitos de aposento nos estabelecimentos hoteleiros, traduzindo-se em acréscimos homólogos de 6,2% e 6,8%, respetivamente.

As dormidas no Algarve representaram 42,7% do total nacional neste mesmo mês. Os estabelecimentos hoteleiros, a nível nacional, registaram 6,05 milhões de dormidas, correspondendo a uma subida de 5,6% relativamente a agosto de 2010, devida exclusivamente aos bons resultados dos mercados externos.

À exceção da Irlanda (-5,8%) e de Portugal (-1,6%), todos os principais mercados emissores obtiveram variações homólogas positivas, sendo de destacar o Reino Unido (18,1%), Holanda (16,2%) e Espanha (12,5%).

Também no que diz respeito aos hóspedes houve aumento no Algarve, em agosto. Os estabelecimentos hoteleiros da região receberam 491.386 hóspedes, correspondendo a um acréscimo homólogo de 3,5%.

À semelhança do que se verificou com as dormidas, excetuando os mercados alemão (-1,5%), irlandês (-4,3%) e português (-1,2%), todos os restantes apresentaram variações homólogas positivas no número de hóspedes, sendo de destacar a Holanda e o Reino Unido com um acréscimo de 20,8% e 16,5% respetivamente.

No mês em análise, a estada média nos estabelecimentos hoteleiros foi de 5,3 noites no Algarve e 3,3 noites a nível nacional.

Tanto no caso do Algarve (5,2 noites) como a nível nacional (3,2 noites) houve um ligeiro aumento relativamente ao período homólogo.

Menos animadores foram os números do Aeroporto de Faro e dos campos de golfe. Assim, em agosto passado, os campos de golfe do Algarve apresentaram um total de 66.030 voltas, o que representou uma ligeira descida de 0,5% face ao mesmo mês de 2010.

Quanto ao Aeroporto de Faro, teve um movimento de 796.865 passageiros, correspondente a uma variação de menos 0,3%, comparativamente ao mês homólogo.

O mercado alemão (-21,1%) e o mercado irlandês (-14,5%) foram aqueles que registaram os maiores decréscimos no movimento de passageiros, sendo que a Holanda (18%) e o Reino Unido (6,2%) obtiveram variações homólogas positivas.

Seguindo a tendência dos meses passados, a Ryanair, Easyjet e Monarch representaram mais de metade do total de movimentos do Aeroporto de Faro no mês de agosto (53,8%).

A operadora Jet2.com destacou-se das restantes companhias do Top 10 com um crescimento de 42,5% em agosto passado, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Comentários

pub