Nome do Professor Joaquim Moreira dado à Escola de Martim Longo

A Escola Básica de Martim Longo (Alcoutim) foi batizada no domingo com o nome do professor Joaquim Moreira, seu patrono, […]

A Escola Básica de Martim Longo (Alcoutim) foi batizada no domingo com o nome do professor Joaquim Moreira, seu patrono, oito anos depois do seu falecimento.

Nesta homenagem, estiveram presentes várias entidades locais e regionais, onde se destacavam o diretor regional de Educação do Algarve Alberto Almeida, o presidente da Câmara de Alcoutim Francisco Amaral e o diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, António Amorim.

Entre o público, destacavam-se vários familiares do Professor Moreira, comovidos com este tributo, que perpetua o trabalho do docente em prol do desenvolvimento da educação no concelho.

Depois da missa em memória do professor, seguiu-se o descerramento da placa de homenagem e a visita à exposição biográfica. Na sessão de testemunhos, o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcoutim enfatizou a “justiça deste ato”, referindo-se à “justa homenagem” realizada agora pela autarquia.

“Ser professor é também, e essencialmente, uma questão de fé”, afirmava o filho do professor, João Pedro, nas sentidas palavras que deixou em memória do pai, sublinhando o carácter “demasiado humano” do educador.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim realçou o papel fundamental do professor no ensino do concelho de Alcoutim, quando, por exemplo, criou a Telescola em Martim Longo. “Foi o então padre Moreira que, com a sua vontade, tenacidade e persistência, conseguiu que largas dezenas de alcoutenejos fossem mais além e concluíssem aqui o antigo 2º ano”, realçava.

Francisco Amaral aproveitou ainda a ocasião e a presença do diretor regional de Educação para lamentar que os anteriores governantes não tivessem tido “um dia, uma hora, para inaugurar a Escola de Martim Longo, que foi financiada pela Câmara”. “Esta escola foi decidida fazer com muitos murros na mesa, foi tirada a ferros” concluía.

Comentários

pub