Magusto e música popular animam Albufeira em Dia de São Martinho

Albufeira mantém viva a tradição do São Martinho. Um pouco por todo o concelho, a população sai à rua para […]

Albufeira mantém viva a tradição do São Martinho. Um pouco por todo o concelho, a população sai à rua para festejar a data com os tradicionais magustos, provas de vinho, música e muita animação.

O Dia de São Martinho é comemorado a 11 de novembro. A tradição manda que a efeméride se festeje com castanhas assadas, água pé e provas de vinho novo, proveniente das vindimas, decorridas nos meses de setembro e outubro.

A freguesia da Guia festeja a data com um magusto, junto ao Polidesportivo do Guia Futebol Clube, pelas 16h00 do próximo sábado.

Em Ferreiras, a data é assinalada com as castanhas assadas à maneira tradicional e prova de Jeropiga. O evento terá lugar na próxima sexta feira, na Junta de Freguesia de Ferreiras, pelas 15h00, e irá contar com música tradicional portuguesa.

A freguesia de Olhos de Água também celebra o São Martinho com um magusto, jeropiga e música ao vivo, no próximo sábado, no Polidesportivo de Olhos de Água, a partir das 16h00.

O dia recorda a lenda de um valente soldado romano, mais tarde conhecido por Martinho de Tours, que ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar, ofereceu-lhe metade da sua capa. Estava um dia chuvoso e diz-se que, nesse preciso momento, parou de chover, como uma recompensa de Deus por Martinho ter sido bom.

É por isso que nesta altura do ano, se celebra o verão de São Martinho. A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro, fizeram dele um dos santos mais queridos da população.

 

Comentários

pub