Loulé recebe hoje 2º Encontro Regional do Voluntariado Ambiental para a Água

Um seminário integrado no 2º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA), está a decorrer na sala da Assembleia […]

Um seminário integrado no 2º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA), está a decorrer na sala da Assembleia Municipal de Loulé, promovido pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve, com o apoio das Universidades do Algarve e de Évora, das Câmaras Municipais de Loulé e de Portimão e da Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão.

A iniciativa tem como principal objetivo a sensibilização para a gestão participada da água, através do voluntariado ambiental, dirigida às escolas do ensino básico e secundário e a todos os interessados na conservação e sustentabilidade de ecossistemas costeiros e de água doce.

O primeiro dia do evento, que decorrerá em Loulé, destina-se à formação teórica necessária ao desenvolvimento das ações de monitorização e à divulgação de trabalhos realizados pelas Escolas do Algarve. As comunicações distribuem-se por dois painéis: “Voluntariado e Bioindicadores de Ecossistemas Costeiros e de Água Doce” e “Voluntários em Ação”, privilegiando-se a formação de cariz científico e a troca de experiências entre voluntários e especialistas na matéria.

Este momento contará com a participação de responsáveis regionais nesta área, nomeadamente a presidente da Administração da Região Hidrográfica do Algarve Valentina Calixto, bem como da vizinha Espanha.

O seminário destina-se a docentes do ensino básico e secundário de qualquer grupo, técnicos da administração pública regional e local, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, associações de defesa do ambiente, comunicação social, empresas e outros agentes de educação para a sustentabilidade.

Este Encontro prossegue no dia 26, sábado, com quatro saídas de campo para recolha das amostras em três ecossistemas costeiros do Algarve, na Praia da Rocha, na Ria de Alvor e na Ria Formosa, e de um ecossistema de água doce, na Ribeira de Boina (Portimão). Posteriormente será desenvolvido trabalho laboratorial para avaliação dos bioindicadores utilizados para a monitorização da qualidade ecológica da água no âmbito do projeto Voluntariado Ambiental para a Água. Pretende-se, neste dia, dar a formação prática que permita a monitorização de macroinvertebrados bentónicos de água doce (larvas de insetos, gastrópodes, etc), de macroinvertebrados bentónicos de água salgada (bivalves, poliquetas, etc), de ervas marinhas e de foraminíferos.

O Encontro Regional está acreditado para Formação de Professores (0,6 créditos).

 

Sobre o Voluntariado Ambiental para a Água

 

O Voluntariado Ambiental para a Água é um projeto desenvolvido desde 2009 pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve IP, em parceria com várias entidades regionais e o apoio de muitas escolas e autarquias.

Tem como principal objetivo contribuir para a gestão participada da água na região do Algarve, nomeadamente através da monitorização voluntária dos ecossistemas de água doce e costeiros. Como ações do projeto salientam-se as seguintes: Campanha de monitorização voluntária dos Rios e Ribeiras do Algarve; Campanha de monitorização voluntária do litoral algarvio.

Na Primavera de 2011, alargou-se a campanha de monitorização voluntária às zonas costeiras, tendo participado 123 professores e mais de 1000 alunos de 40 Escolas, oito técnicos de autarquias e duas técnicas da associação “A Rocha” (ONGA), permitindo abranger um maior número de locais monitorizados e um leque mais diversificado de voluntários.

O projeto tem um Portal/Geoportal (www.voluntariadoambientalagua.com) que permite, entre outros aspetos, o registo on-line do voluntário, a localização georeferenciada do local monitorizado e a introdução on-line dos resultados.

Comentários

pub