Livros da Biblioteca do Colégio de Vilamoura viajaram até Angola e levaram seis semanas a chegar

O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) aceitou o desafio de uma empresa de construção algarvia com atividade empresarial em Luanda […]

O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) aceitou o desafio de uma empresa de construção algarvia com atividade empresarial em Luanda e tornou-se parceiro na missão de fazer chegar aos meninos angolanos livros da sua Biblioteca Escolar e materiais didáticos.

Os livros partiram no passado dia 26 de setembro do Algarve a bordo de um jipe e viajaram por terra cerca de 11 mil quilómetros por Espanha, Marrocos,  Sara Ocidental, Mauritania, Mali, Burkina Fasso, Ghana, Nigéria, Camarões, Gabão, Congo e República Democrática do Congo.

Na última etapa, e já com seis semanas de viagem, os livros seguiram a bordo de um avião C-130 da força aérea angolana que faz a ligação entre Cabinda e Luanda.

O CIV contribuiu assim para um projeto em curso, da responsabilidade do Instituto Angolano da Solidariedade, Artes e Saber (INTASA), cujo objetivo é desenvolver uma rede de bibliotecas fixas e itinerantes, destinadas a apoiar alunos e escolas por todo o país.

Com o fim do conflito armado que durou cerca de 30 anos, este país pode empenhar-se, agora, num desenvolvimento sustentado. É  um país novo, com uma população jovem, onde mais de 40% tem menos de 14 anos e uma idade média de 18 anos. Contudo, o seu Índice de Desenvolvimento Humano ainda se encontra como um dos mais baixos do mundo.

Comentários

pub