Inovação e empreendedorismo inspiram 1ª Jornadas do Associativismo Desportivo

A Associação Teia D’Impulsos organiza, no dia 1 de dezembro, as 1ª Jornadas do Associativismo Desportivo, que decorrerão no Auditório […]

A Associação Teia D’Impulsos organiza, no dia 1 de dezembro, as 1ª Jornadas do Associativismo Desportivo, que decorrerão no Auditório do Museu de Portimão, subordinadas ao tema Inovação e Empreendedorismo.

Segundo os promotores, o associativismo desportivo deverá estar preparado para dar respostas adequadas aos desafios que se colocam na atualidade, de forma a prosseguir as suas missões e cumprir os objetivos a que se propõe, através de um trabalho conjunto onde imperem sinergias entre agentes desportivos, clubes, associações e municípios, de modo a rentabilizar ao máximo os recursos disponíveis.

Neste sentido, as Jornadas visam criar um espaço de formação e de diálogo aberto e construtivo que venha a dar frutos no crescimento e desenvolvimento do associativismo desportivo a nível local, debatendo a problemática do desporto no meio associativo, bem como discutindo e delineando estratégias para a promoção de mais e melhor desporto a nível local.

Do programa científico, destaque para as comunicações de José Manuel Meirim, subordinada ao tema da informação jurídica na vida de uma associação desportiva, e de Rui Lança, sobre os hábitos de formação dos dirigentes de associações desportivas.

Na mesa redonda, onde vão participar representantes do Instituto de Desporto de Portugal, da Câmara de Portimão, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e de uma associação desportiva, será tema de discussão o financiamento e a sustentabilidade das associações desportivas, tendo em conta os condicionalismos económicos actuais.

Destinadas a atletas, treinadores, dirigentes desportivos, professores e alunos de educação física, as 1ª Jornadas do Associativismo Desportivo terão ainda uma importante componente interativa, sendo os participantes convidados a participar ativamente em grupos de trabalho onde serão discutidas diversas temáticas referentes à gestão das associações desportivas.

Haverá também um espaço para comunicações livres, no qual os interessados terão a possibilidade de expor e apresentar posters científicos, que tenham por tema base o desporto.

A participação nas Jornadas encontra-se sujeita a inscrição prévia, estando disponíveis todas as informações em www.teiadimpulsos.pt

Comentários

pub