Há dois candidatos à Comissão Política do PS de Lagoa

As eleições intercalares para a Comissão Política do PS de Lagoa, marcadas para 10 de dezembro, vão ser mais disputadas […]

As eleições intercalares para a Comissão Política do PS de Lagoa, marcadas para 10 de dezembro, vão ser mais disputadas do que se podia esperar à partida, já que há dois candidatos.

Susana Ferreira, vereadora da oposição na Câmara de Lagoa, e Francisco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Lagoa, são os dois candidatos.

Apesar de a existência de duas candidaturas poder indiciar divisão no seio dos socialistas lagoenses, tanto Susana Ferreira como Francisco Martins negam essa situação, em declarações ao Sul Informação.

«Obviamente que há duas linhas no PS Lagoa, mas isso é uma coisa boa», garante a candidata. «Vamos ter mais debate interno, em termos ideológicos, e isso é fundamental», acrescentou Susana Ferreira.

Francisco Martins diz, por seu lado, que «há de facto uma divisão, mas apenas de pontos de vista e este pluralismo de ideias é sempre válido».

O candidato faz, no entanto, questão de salientar que há um «grande respeito mútuo» entre as duas candidaturas, havendo mesmo um «acordo tácito» segundo o qual, no dia a seguir às eleições para a Comissão Política do PS Lagoa, quando estiver escolhido quem presidirá, «vamos sentar-nos para trabalhar em conjunto».

Susana Ferreira recorda, pela sua parte, que «a nova Comissão Política terá, como é normal, membros de ambas as candidaturas», pelo que depois «fará todo o sentido trabalharmos em conjunto, em equipa».

Divergências à parte, ambos os candidatos consideram que «Lagoa tem que mudar»: «Lagoa não foge à regra da situação do país, mas aqui os problemas sentem-se mais, porque o executivo camarário (PSD) não demonstra capacidade de resposta», defende Francisco Martins.

«Lagoa precisa de buscar a sua identidade, a sua afirmação, precisa de abandonar este ar de dormitório, precisa de vitamina, de acabar com toda esta passividade e de projetar e abraçar novos desafios no futuro», explica o candidato.

«Na gestão autárquica de Lagoa, enquanto vereadora, deparo-me todos os dias com decisões das quais discordo e com coisas que eu faria de modo diferente», sublinha Susana Ferreira.

«Enquanto vereadora, assumi uma responsabilidade perante os cidadãos que me elegeram, e isso passa também por ter um Partido Socialista mais ativo, mais participativo», acrescenta.

Em Lagoa, o PS tem cerca de 110 militantes. Estas eleições intercalares para a Comissão Política Concelhia surgem depois da saída do anterior presidente, José Águas da Cruz, que se demitiu depois das Eleições Legislativas de junho passado, que ditaram a queda de Sócrates, mas também uma das mais baixas votações de sempre no PS, em Lagoa.

Em maio próximo, vai haver de novo eleições para as Comissões Políticas Concelhias, como foi determinado pelo secretário-geral do PS António José Seguro, pelo que, quem for agora eleito, terá pouco mais de quatro meses para mostrar trabalho.

A candidatura de Francisco Martins tem como lema «Lagoa, Um Projeto de Futuro», enquanto o mote de Susana Ferreira é «Lagoa 2013, Muitas vozes, um só Objetivo».

E 2013 porquê? Porque nesse ano haverá Eleições Autárquicas e o PS não deixará de lutar por conquistar uma Câmara que já governou e que, nas duas últimas eleições, lhe escapou por poucos votos.

Tanto Susana Ferreira, como Francisco Martins disseram ao Sul Informação que ainda é prematuro falar sobre possíveis candidatos do PS à Câmara de Lagoa ou saber se o/a futuro/a presidente da Comissão Política socialista será o cabeça de lista à autarquia nas próximas Autárquicas. Mas ambos foram claros ao admitir que são «candidatos a candidatos».

 

Quem é Francisco Martins?

Francisco José Malveiro Martins, de 44 anos de idade, é Enfermeiro Graduado exercendo, atualmente, a função de Enfermeiro Coordenador da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Estômbar.

Em termos políticos já pertenceu a todos os órgãos do poder local, Assembleia Municipal, Câmara Municipal de Lagoa como vereador da Cultura (curiosamente eleito numa lista do PSD), Assembleia de Freguesia, exercendo atualmente o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Lagoa.

 

 

Quem é Susana Ferreira?

 

Susana Marina Francisco Gonçalves Ferreira é docente e mestre em Ciências da Educação, pela Universidade do Algarve, com o desenvolvimento do projeto de investigação “Direitos da Criança e Qualidade em Educação Pré-Escolar: o que pensam as crianças”.

Formadora de professores desde 1999, foi coordenadora regional do Instituto das Comunidades Educativas, no Algarve, e autora de artigos e livros da especialidade.

É investigadora do Centro de Estudos e Projetos em Educação de Infância da Universidade do Algarve.

Integra o Conselho Municipal de Educação de Lagoa desde 2003 e é membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa desde março de 2006.

De 2005 a 2009, foi membro da Assembleia Municipal de Lagoa, tendo exercido funções de liderança da bancada do PS. Coordenou a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto e Juventude da referida Assembleia. No âmbito desta comissão foi realizado um inquérito a jovens do concelho de Lagoa, sobre as suas experiências de vida e projetos futuros, cuja apresentação pública decorreu em setembro de 2009.

Foi membro da Assembleia Intermunicipal do Algarve.

Foi membro da Comissão política da Concelhia de Lagoa e do Secretariado e da Comissão Política da Federação do PS Algarve.

É vereadora da Câmara Municipal de Lagoa desde outubro de 2009.

Comentários

pub