Greve Geral: Aeroporto de Faro paralisado, portos e barras fechados, lixo sem recolha

O Aeroporto de Faro está hoje paralisado devido à adesão dos trabalhadores, em especial os controladores aéreos, à Greve Geral. […]

O Aeroporto de Faro está hoje paralisado devido à adesão dos trabalhadores, em especial os controladores aéreos, à Greve Geral. O aeroporto não está a operar quaisquer voos comerciais, apenas estando aberto, nos termos da lei, a emergências, buscas, salvamento e voos do Estado.

Segundo a Antena1, a Greve já afetou 31 voos (partidas e chegadas) em Faro. Na infraestutura apenas estão a funcionar alguns balcões de check-in e apenas para dar informações aos passageiros que, apesar dos avisos, foram apanhados de surpresa.

Entretanto, a Monarch Airlines preferiu desviar três voos com destino a diversos aeroportos do Reino Unido de Faro para Sevilha, transportando os passageiros de autocarro do Algarve para a capital da Andaluzia.

A mesma situação de adesão à greve se passa nos portos e barras de todo o Algarve, desde Sagres e Vila Real de Santo António, onde se regista, segundo a União de Sindicatos do Algarve, paralisação total.

A situação deve-se ao facto de terem aderido à Greve trabalhadores portuários do IPTM, pilotos de barra e ainda controladores do tráfego marítimo, afetando a atividade e operações portuárias a nível de navios mercantes, de comércio, cruzeiros, pescas e recreio, bem como estaleiros.

A adesão dos trabalhadores à Greve Geral levou também ao encerramento das lotas de Tavira e Santa Luzia.

Outro setor muito afetado pela Greve Geral é o da recolha do lixo: a adesão total dos trabalhadores da recolha de lixo no turno que se iniciava às 20h30 desta quarta-feira levou à paralisação total desse serviço nos concelhos de Loulé e de Vila Real de Santo António, anunciou a União de Sindicatos do Algarve.

Em Lagoa, dos sete camiões de recolha, apenas um está a funcionar, enquanto em Lagos, dos oito camiões, circula um. Em Olhão, a greve neste setor atinge 33%.

Ainda em resultado da Greve Geral, estão fechados os Mercados Municipais de Silves e Lagos.

Comentários

pub